O ex-piloto de Fórmula 1 Nikita Mazepin viu as sanções contra ele levantadas pelo Tribunal Geral da União Europeia serem suspensas, segundo publicou inicialmente o Motorsport.
Em uma decisão tomada nesta quarta-feira (20), a União Europeia disse que não poderia justificar a permanência do ex-piloto da Haas em uma lista de indivíduos que sofreram sanções impostas como resultado da invasão russa na Ucrânia em 2022.
Naquele momento, Nikita Mazepin e seu pai, Dmitry Mazepin, foram apontados como pessoas sujeitas a medidas restritivas, que incluíam o congelamento de fundos e a proibição de entrar no território dos Estados-Membros.
Essa decisão veio logo após Mazepin ser demitido pela Haas na véspera da temporada de 2022, quando a equipe de propriedade americana anunciou que havia rescindido seu contrato de piloto e o de seu patrocinador e patrocinador titular da equipe, a Uralkali, por causa da invasão.
Mazepin, que desde então voltou a correr na Asian Le Mans Series, pressionava para ser removido das listas de sanções em todo o mundo, mas não teve sucesso até esta quarta.
A União Europeia mudou agora a sua posição e disse que Mazepin deveria ser retirado da lista de sanções, uma vez que não havia provas de que existissem quaisquer laços com o seu pai para além dos laços familiares.
Embora a empresa Uralkali, de seu pai, já tivesse patrocinado suas atividades de corrida anteriormente, seu apoio não era mais um fator, já que ele havia perdido a posição na Haas.
Mazepin, ex-F1, comemorou a suspensão de sua punição
Mazepinm em trecho de comunicado divulgado pelo Motorsport comemorou a mudança de sua situação na Europa, embora seja improvável que mude alguma coisa em sua tentativa de voltar à Fórmula 1 no futuro.
“Estou extremamente feliz pela decisão de hoje e grato ao Tribunal Europeu por um julgamento justo do meu caso. Este é certamente um marco crucial.”
Em comunicado o tribunal europeu não reconheceu ligação entre Nikita e seu pai, o que retirou o problema das costas do piloto.
“O Tribunal Geral recorda que o critério de ‘associação’, aplicado em relação ao Sr. Nikita Mazepin abrange pessoas que estão, de um modo geral, ligadas por interesses comuns. De acordo com jurisprudência constante, este critério implica a existência de um vínculo que vai além de uma relação familiar, estabelecido à luz de um conjunto de indícios suficientemente específicos, precisos e consistentes.”