A temporada 2024 da Fórmula 1 (F1) prossegue neste fim de semana com a realização do Grande Prêmio do Canadá. A escuderia Alpine oficializou uma mudança temporária na formação de pilotos.
O novato Jack Doohan vai substituir Esteban Ocon. A troca vai ocorrer na primeira sessão de treino livre (TL1), marcada para esta sexta (dia 7 de junho de 2024), às 14h30 (horário de Brasília).
“Estou muito animado para entrar na pista de Montreal. Vai ser minha primeira vez no circuito Gilles Villeneuve. É algo que estou ansioso”, afirmou Doohan.
A troca, coincidentemente, é efetuada depois de Ocon se envolver num acidente com o companheiro de equipe, Pierre Gasly, no GP de Mônaco.
Incomodado com o lance, o chefe da escuderia, Bruno Famin, prometeu que medidas seriam tomadas.
Experiência de Jack Doohan na F1
O competidor é formado na academia de pilotos da Alpine e tem quatro participações em treinos livre de F1.
Em 2022, ele participou de sessões nas corridas de México e Abu Dhabi. No ano seguinte, repetiu as mesmas experiências.
“Agradeço à equipe pela oportunidade de me dar mais tempo na pista e por me familiarizar com o carro de 2024 no começo da temporada”, destacou.
“Isso também vai ajudar no trabalho que estou fazendo no simulador, especialmente nas provas da Europa. Meu objetivo é fazer o melhor e maximizar os resultados”, concluiu Doohan.
Ocon vai deixar a Alpine
O contrato entre as partes não será renovado. O piloto representa a Alpine (antiga Renault) desde 2020. Nesse período, ele venceu uma corrida e subiu três vezes no pódio.
“Correr na Fórmula 1, por esta equipe, tem sido uma experiência significativa na minha vida. A Alpine sempre vai ser um lugar especial para mim. Nós tivemos bons e maus momentos juntos. Agradeço a todos pelas memórias”, garantiu Ocon.
“Em breve, vou anunciar meus futuros planos, mas por enquanto meu foco é total em finalizar a atual temporada com os melhores resultados possíveis”, finalizou.