De saída da Alpine, o francês Esteban Ocon definiu o futuro na Fórmula 1 para a próxima temporada. Nesta quinta-feira (25), ele foi oficializado como novo piloto da Haas. Após algumas semanas de movimentações, as partes chegaram em um denominador comum.
Em 2025, Esteban Ocon terá o jovem Oliver Bearman como companheiro na equipe norte-americana, e buscará resultados mais expressivos. As especulações em torno de um possível acordo já vinha sendo especulado há algum tempo. A Audi também se mostrava interessada na contratação do piloto francês, mas o projeto da Haas acabou seduzindo o francês.
“Vou me juntar a uma equipe de corrida muito ambiciosa, cujo espírito, ética de trabalho e trajetória ascendente inegável realmente me impressionaram”, disse o piloto, após o anúncio do acerto.
A relação de Esteban Ocon nos bastidores da Alpine não era dos melhores. O piloto estava incomodado com o rendimento do carro, bem como a chefia da escuderia, principalmente Bruno Famin reprovou a forma com que ele conduziu a pilotagem no GP de Monaco, onde abandonou a disputa e quase tira o companheiro de time, Pierre Gasly, da prova.
Semanas após este episódio, as partes anunciaram o fim de vínculo ao término da temporada. Diante da saída de Esteban Ocon, a Alpine está no mercado para encontrar um substituto. Gasly já está garantido para a próxima temporada.
Esteban Ocon terá a missão de preencher a lacuna que será deixada por Kevin Magnussen na Haas. O piloto, por sua vez, tem futuro incerto na categoria, haja visto que apenas cinco equipes do grid possuem vagas em aberto: Stake, Williams, Alpine, Visa Cash App RB e Mercedes. No momento, o dinamarquês não vem sendo especulado em nenhum dos times.
Esteban Ocon na temporada
Longe de empolgar com a Alpine, Ocon amarga a modesta 18ª posição no campeonato, tendo computado apenas três tentos, metade do que somou o companheiro Gasly. A F1 retoma seu cronograma de provas neste final de semana, com o GP de Spa-Francorchamps, na Bélgica.