in

F1 hoje: GP da Turquia, já realizado nove vezes na história, quer voltar ao calendário em 2026

Fórmula 1 poderá contar novamente com o Grande Prêmio turco, que saiu da programação em 2021; saiba mais detalhes

Reprodução/F1

Um processo de licitação para assumir a propriedade do circuito de Istambul Park poderia preparar o terreno para uma volta do Grande Prêmio da Turquia na temporada 2026 de Fórmula 1, segundo relatos.

Istambul fez sua estreia na F1 em 2005 e realizou corridas anuais durante a temporada de 2011. O circuito foi então retirado do calendário por razões financeiras, antes que as complicações encontradas como resultado da pandemia de Covid obrigassem a um regresso temporário em 2020 e 2021.

Agora, a Motorsport France informa que uma próxima mudança de propriedade será seguida por uma tentativa de trazer as corridas de F1 de volta ao circuito de forma mais permanente.

Os atuais arrendatários não irão prorrogar para além do final deste ano e entende-se que um processo de concurso está a ser iniciado pela Federação Turca de Esportes Motorizados para garantir um novo contrato de arrendamento de 30 anos por aproximadamente 110 milhões de euros.

A festa vencedora deverá ser anunciada em abril e, conforme previsto no processo de licitação, terá um mês para garantir uma vaga no calendário de 2026 da F1.

Caso o titular do contrato não cumpra esta obrigação, terá de ceder o arrendamento do circuito de Istambul e pagar uma multa no valor de 25% do contrato. Os novos arrendatários do circuito também serão obrigados a modernizar as instalações.

Atualmente, oito circuitos do calendário da F1 têm contratos que expiram em 2025. Como resultado, Istambul poderia estar competindo por uma vaga no calendário de 2026 ao lado de Spa-Francorchamps, Mônaco, Monza, Autódromo Hermanos Rodriguez, Imola, Zandvoort, Xangai e Las Vegas, embora este último possa estender seu acordo atual para 10 anos.

Avatar

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Meu nome é Arthur Santos Eustachio. Sou formado em Jornalismo pela Cásper Líbero.

Atuo como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escrevo notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhei na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Meus esportes favoritos são futebol, tênis, basquete e Fórmula 1. Minhas maiores referências são Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic e Max Verstappen.

No mais, curto ler, ouvir música, assistir filmes e, claro, praticar esportes.

Comentários

Loading…

Fernando Alonso revela “nova dieta” para melhorar desempenho na F1

Fernando Alonso na Aston Martin

Fernando Alonso promete se dedicar “200%” e fala sobre futuro na Aston Martin