A Pirelli está avaliando introduzir novos pneus macios para a Fórmula 1 a partir de 2025. Seria um composto ainda mais macio do que o atual de sua linha de cinco compostos, o pneu C5, e poderia aumentar a emoção das corridas no futuro.
Embora apenas oito corridas tenham ocorrido em 2024, o único fabricante de pneus da Fórmula 1 já pensa em como pode melhorar seus pneus para a próxima temporada. A Pirelli realizou até agora três testes na temporada: em Barcelona, Suzuka e Paul Ricard organizou-se um programa de testes de dois dias com equipes diferentes.
“Coletamos muitas informações boas; finalizamos mais ou menos a construção dos pneus slick 2025”, disse o chefe da Pirelli Motorsport, Mario Isola, à RACER.
O italiano confirmou que um dos principais objetivos tem sido melhorar o sobreaquecimento, que é regularmente criticado pelos pilotos. Além disso, a Pirelli também cogita se um sexto composto, que seria ainda mais macio do que a atual borracha C5, melhoraria a atração nas pistas de rua, onde a degradação é geralmente muito baixa.
“O pedido era reduzir o superaquecimento. Temos compostos muito promissores para reduzir o superaquecimento para 2025. A ideia é introduzir também um novo composto C6, mais macio, porque no calendário temos cada vez mais circuitos de rua e precisamos de compostos mais macios”, acrescentou Isola.
Até agora a Pirelli empreendeu testes em pista com o novo composto C6, tendo testado a borracha com a Ferrari em Paul Ricard. Isola revelou que o propósito é trazer variedade às estratégias de corrida.
“Claro, o objetivo que temos é incentivar uma combinação entre estratégias de uma e duas paradas. Então fizemos uma proposta para ser um pouco mais suave. A nossa proposta era não ter nenhuma restrição quanto ao número de homologados. Dissemos: ‘Vamos pensar em um C6, mais suave que o C5, que possa abrir estratégias diferentes’ e testamos um em Paul Ricard alguns dias atrás. É a primeira tentativa, mas a ideia é ir nessa direção e homologar seis compostos no próximo ano”, concluiu.