O piloto de Fórmula 2 da equipe Rodin, Zane Maloney, foi contratado pela Sauber para ser um dos pilotos reservas da equipe na temporada 2024 da Fórmula 1.
Zane Maloney, que anteriormente fazia parte do programa de jovens pilotos da Red Bull, mudará para a equipe suíça e participará de Grandes Prêmios como piloto reserva oficial, dividindo funções com o atual campeão da Fórmula 2, Theo Pourchaire.
O piloto de Barbados comemorou sua chegada na Sauber, em trecho divulgado pelo Motorsport.
“Estou honrado em ingressar na Sauber Academy e assumir o papel de um dos pilotos reservas da equipe. O nome da Sauber ressoa na Fórmula 1, pois faz parte do esporte há mais de 30 anos, abrindo caminho para tantos pilotos que alcançaram sucesso. Estou ansioso para trabalharmos juntos nesta temporada, à medida que me aproximo do meu objetivo de me tornar um piloto de Fórmula 1.”
O jovem de 20 anos terminou em 10º em sua temporada de estreia na Fórmula 2 no ano passado, conquistando quatro pódios em corridas para a equipe que então corria como Rodin Carlin.
Anteriormente, ele foi vice-campeão na Fórmula 3 de 2022 com a Trident e venceu o campeonato britânico de Fórmula 4 de 2019 em sua primeira temporada na Europa. Maloney ficará com a Rodin para uma segunda campanha na Fórmula 2, juntamente com suas funções de reserva na Fórmula 1.
Diretor da Sauber comemorou acerto
Beat Zehnder, diretor da Sauber, comemorou a contratação do jovem piloto.
“Estamos muito satisfeitos em receber Zane como a mais recente adição à Sauber Academy. Seu caminho na equipe será notável e, com sua velocidade e potencial, ele certamente é uma grande adição ao nosso elenco de talentos. Além de sua campanha na Fórmula 2, onde terá como objetivo suceder Theo Pourchaire no título, Zane também compartilhará com ele a função de piloto reserva da Sauber. Em nome de toda a equipe, dou boas-vindas e o espero para trabalharmos juntos e alcançar grande sucesso.”
É provável que Zane Maloney participe dos finais de semana de Grande Prêmio que coincidam com a campanha de Pourchaire no campeonato de Super Fórmula, já que o francês está com a Team Impul para 2024.