in

F1 hoje: Zhou é ovacionado por torcedores no final do GP da China

Guanyu Zhou foi o primeiro piloto chinês a correr em seu país na história da F1, na corrida deste domingo (21)

Guanyu Zhou, após o encerramento do GP da China
Guanyu Zhou, após o encerramento do GP da China (Reprodução/F1)

Guanyu Zhou já faz parte da história da Fórmula 1, por ser o primeiro piloto chinês da história da categoria. Entretanto, o automobilista da Kick Sauber nunca tinha corrido em sua casa, até este domingo (21), com a volta do GP da China de F1.

A corrida no circuito de Xangai não era realizada desde 2019, sendo interrompida durante o período da pandemia. Com o retorno do Grande Prêmio chinês em 2024, enfim Guanyu Zhou pôde fazer a sua estreia no país natal.

O chinês estreou na F1 em 2022 e realizou o sonho de correr diante de seus torcedores no 49º Grande Prêmio de sua carreira. Logo após a corrida vencida por Max Verstappen, que nunca havia ganho em Xangai, Zhou recebeu uma homenagem da organização da prova.

No meio da reta, um totem com a imagem do piloto chinês de 24 anos foi colocado. O automobilista estacionou sua Kick Sauber no local e, ao receber a ovação dos torcedores chineses nas arquibancadas do autódromo, não segurou as lágrimas. Zhou encerrou o GP da China na 14ª colocação.

“A emoção me acertou em cheio”, disse Zhou após o GP da China de F1

Ainda dentro do carro, Guanyu Zhou não escondeu a felicidade ao término da corrida. “Sonhava em estar aqui quando era criança. Então, obrigado a todos os torcedores chineses aqui”, falou pela rádio da equipe.

“Este fim de semana foi uma experiência incrível. Por anos, eu sonhei em correr em casa, e finalmente consegui fazer isso. Ver a paixão e o amor de todo mundo nas arquibancadas foi algo que eu nunca havia experimentado antes. A volta de apresentação foi algo que eu nunca vou esquecer, com tanta gente torcendo e gritando meu nome. Certifiquei-me de que acenei para cada arquibancada, em cada curva, para os fãs. Embora eu tenha encarado como um fim de semana comum, a emoção foi inegável e me acertou em cheio no fim”, declarou Guanyu Zhou, minutos depois.

O chinês ainda não somou pontos na F1 em 2024. A próxima etapa do campeonato será o GP de Miami, em 5 de maio.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Mario Andretti

Mario Andretti segue incomodado com veredicto da Fórmula 1

F1

Fórmula 1 negocia para ter nova corrida na Ásia em calendário