Assim como na F1, a decisão da temporada 2023 da Fórmula 2 acontece neste fim de semana em Abu Dhabi, marcando assim o encerramento do campeonato no próximo domingo.
No entanto, podemos ter um campeão na corrida sprint de sábado, já que o líder Théo Pourchaire chega a Abu Dhabi com uma vantagem de 25 pontos sobre o segundo colocado Frederik Vesti.
Dessa forma, Pourchaire tem o privilégio de controlar o ritmo da final a seu favor, enquanto os demais competidores precisarão se esforçar para supera-lo de qualquer forma neste fim de semana.
Vesti e Iwasa ainda acreditam no título da Fórmula 2
Ayumu Iwasa, atual terceiro colocado no campeonato, ainda possui chances de título, mas precisa de um cenário único para levar o título deste ano para o Japão. Ele precisa fazer um fim de semana perfeito ao conquistar todos os 39 pontos disponíveis nesta etapa, ao mesmo tempo em que torce para que Pourchaire não pontue e Vesti obtenha no máximo 24 pontos.
Embora a missão de Iwasa seja extremamente difícil, o japonês já expressou sua disposição em encará-la, visualizando por mais que veja o vice-campeonato como uma meta mais realista no encerramento desta temporada da Fórmula 2.
Vesti possui mais esperanças de tirar o título de Pourchaire. No entanto, ele ainda precisa que o adversário francês termine a corrida sprint com uma vantagem abaixo de 27 pontos, pois restariam apenas mais 26 em disputa no domingo.
Em um dos cenários, por exemplo, a conquista da pole position seria o suficiente para garantir o título a Pourchaire, desde que ambos não pontuem na sprint. Neste cenário, a confirmação do título só seria possível quando o sábado de Fórmula 2 em Abu Dhabi chegasse ao seu fim por completo na classificação para a corrida de domingo.
A última corrida oficial da Fórmula 2 em 2023 será então no próximo domingo (26), às 06h15 (horário de Brasília). A corrida sprint será no sábado (25), às 09h20. A Bandsports transmitirá ao vivo ambas as provas na TV fechada.