O Brasil pode fazer história na Fórmula 3. Gabriel Bortoleto está muito perto de sua primeira consagração no automobilismo. O jovem piloto paulistano de apenas 18 anos, apadrinhado por Fernando Alonso, tem tudo para ser campeão da modalidade nesta sexta-feira (01).
Para isso, bastaria Bortoleto marcar a pole position do treino classificatório de amanhã para o GP de Monza, a última etapa da temporada da F3. A sessão está marcada para às 10h05 (horário de Brasília), com transmissão do Bandsports.
Como Gabriel Bortoleto não somou pontos na rodada anterior na Bélgica no mês passado, a decisão ficou para a Itália. O brasileiro da Trident está disparado na liderança da Fórmula E com 144 pontos, mantendo uma longa diferença para os adversários.
A distância de Bortoleto para o segundo colocado, o estoniano Paul Aron, é de 38 pontos. Já contra o terceiro, o espanhol Juan Maria Martí, é de 39. Aliás, é exatamente este o número de pontos em jogo no GP de Monza: 39.
Dessa forma, caso o paulistano conquiste a pole nesta sexta (01), conquistaria dois pontos. Ou seja, esta soma já seria suficiente para que Bortoleto não pudesse mais ser alcançado pelos adversários, mesmo que Aron ou Martí consigam a pontuação máxima na Itália.
Bortoleto será campeão se rivais não conseguirem a pole-position
Caso Bortoleto não obtenha a pole, basta que o estoniano ou o espanhol também não marquem o melhor tempo no treino classificatório. Assim, o brasileiro já partiria para a corrida sprint de sábado (02) com o título assegurado.
Se Martí ou Aron obtiverem a pole position, um destes dois competidores precisaria de um fim-de-semana perfeito em Monza. Ou seja, vencer a sprint e a prova principal no domingo (03). Além do mais, Bortoleto não poderia pontuar em ambas, terminando abaixo da décima posição.
Se Paul Aron largar em primeiro, bastaria o paulistano se classificar em nono na sprint ou em décimo, juntamente com a volta mais rápida. Caso a pole fique com Martí, restaria somente um ponto, através do décimo lugar, para Bortoleto.
Se o piloto da Trident não conseguir o melhor tempo na sessão e tampouco pontuar na sprint, na corrida de domingo (03), a nona ou a décima colocação, esta seguida da melhor volta, seriam suficientes.
A corrida sprint na madrugada de sexta (01) para sábado (02) começará às 4h25. Já no sábado (02) para domingo (03), a prova principal iniciará às 3h15. Os horários são de Brasília e o Bandsports anuncia transmissão.