in ,

Gabriel Bortoleto revela ‘segredo’ para conquistar o título da Fórmula 3

Jovem piloto brasileiro de 18 anos, Gabriel Bortoleto se consagrou no último final-de-semana, no GP de Monza

Reprodução/Bandsports

Com apenas 18 anos, Gabriel Bortoleto entrou para a história do automobilismo brasileiro. No último fim-de-semana, o paulistano se sagrou campeão da Fórmula 3.

A confirmação veio já no treino de classificação para o GP de Monza na última sexta (01), com os dois principais oponentes não obtendo a pole position. Na sprint de sábado (02), o brasileiro da Trident chegaria em segundo lugar. Já na corrida principal de domingo (03), Gabriel Bortoleto se classificou em quinto.

No programa Na Reta dos Boxes, veiculado no canal do YouTube do Bandsports, o campeão da Fórmula 3 fez uma análise da temporada. Para Gabriel Bortoleto, os pilotos que chegam nesta modalidade já estão bem encaminhados na carreira, integrando academias e as melhores equipes. Então, descreveu a sua estratégia para vencer o campeonato.

Nem todos conseguem acabar todas as corridas nos pontos. Eu acredito que isso foi uma qualidade minha esse ano“, disse Gabriel Bortoleto. Dessa forma, destacou sua regularidade ao longo da competição, através do acúmulo de pontos ao invés de uma ousadia maior ao tentar ganhar posições nas provas.

Porque durante muito tempo na temporada, eu poderia ter arriscado uma ultrapassagem ou outra. E não tem sentido uma ultrapassagem para ganhar um ponto que seja, dois, três pontos, numa ultrapassagem sendo que eu podia perder tudo que eu tinha conquistado até aquele momento“, justificou.

Já campeão, Gabriel Bortoleto foi mais arrojado em Monza

Gabriel Bortoleto citou o exemplo da etapa da Fórmula 3 em Silverstone, em que não quis arriscar uma manobra para passar um rival. “São oito pontinhos importantes aqui para o meu campeonato. Eu vou manter essa posição e isso foi, no final das contas, o que ajudou a gente“, falou.

Com o título da Fórmula 3, o brasileiro correu com mais liberdade e agressividade no circuito de Monza, tanto na sprint quanto na corrida. Assim, descreveu a ultrapassagem no espanhol Mari Boya na última volta, que fez Bortoleto terminar em segundo na sprint, ficando atrás do argentino Franco Colapinto. “Agora eu posso arriscar. Não tem porque eu frear antes ou não fazer algo bonito, uma ultrapassagem bem legal“, concluiu o campeão.

Avatar

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Perez, Red Bull Sergio Pérez

Sergio Pérez desabafa e abre o jogo sobre possibilidade de sair da Red Bull

Em segundo desafio correndo em dupla, Fefo e Dudu Barrichello encaram inédito Autódromo de Termas de Río Hondo