in

Gabriel Bortoleto destaca força mental em título da Fórmula 3

Gabriel Bortoleto se desviou de acidentes durante a campanha vencedora na Fórmula 3
Gabriel Bortoleto se desviou de acidentes durante a campanha vencedora na Fórmula 3 - foto: reprodução/F3

O automobilismo do Brasil foi campeão mundial de base pelo segundo ano consecutivo após Gabriel Bortoleto assegurar o título do campeonato entre pilotos da Fórmula 3. O competidor nascido em São Paulo fez 164 pontos pela Trident.  

Em entrevista publicada pelo site oficial da categoria, o brasileiro avaliou que a força mental da equipe fez a diferença. 

“Com certeza foi o melhor ambiente (de trabalho) que tive na minha vida em termos de equipe. Estávamos todos pressionando uns aos outros, éramos muito competitivos, mas ao mesmo tempo muito respeitosos uns com os outros”, iniciou. 

Gabriel Bortoleto também elogiou a qualidade técnica dos engenheiros e mecânicos da Trident.

“No momento em que entrei no carro, eu sabia que seríamos fortes candidatos, não diria pelo título porque muitas coisas podem acontecer”, acrescentou. 

Gabriel Bortoleto teve início arrasador na Fórmula 3

O esportista de 19 anos começou a temporada 2023 da Fórmula 3 com duas vitórias em corridas especiais, sendo uma em Sakhir e outra em Melbourne. Não venceu nenhuma outra prova depois disso.

No entanto, as lideranças permitiram que Gabriel Bortoleto abrisse vantagem em relação aos concorrentes, na disputa pelo título. 

“Estudamos muito os anos anteriores para ver quantos pontos um piloto conquistou durante a temporada, o que ele estava fazendo nas pistas, quais eram as melhores coisas a fazer e o que não era certo fazer”, observou.  

“Entendi um pouco o caminho certo a seguir com o carro e no início da temporada já sabia exatamente como funciona a qualificação nesta categoria”, disse. 

De acordo com dados oficiais, Gabriel Bortoleto não pontuou em apenas três das 18 provas de Fórmula 3 realizadas neste ano. 

“Ter em mente que você está liderando o campeonato e que é rápido o suficiente é sempre bom. Naquele momento, eu estava muito confiante porque havia vencido duas corridas especiais consecutivas”, reforçou. 

“Sempre soube que tínhamos potencial para estar na frente e, quando se tem confiança, fica muito mais fácil dar voltas e fazer acontecer”, afirmou. 

Gabriel Bortoleto também avaliou que, para ser campeão, às vezes o equilíbrio pode ser mais importante do que perseguir a liderança sem medir as consequências. 

“Desde o início sabíamos que a consistência era fundamental. No final das contas, eu não estava apenas tentando terminar as corridas, estava apenas terminando porque esse é o meu jeito competir”, definiu.  

“Sou agressivo, mas sei quando ser agressivo. Se você não tem ritmo para fazer alguma coisa, a vida é assim, o que você pode fazer?”, finalizou. 

Conforme já destacado, o automobilismo brasileiro se tornou campeão mundial de base pelo segundo ano consecutivo. Antes de Gabriel Bortoleto, o paranaense Felipe Drugovich venceu o título da Fórmula 2.

A conquista lhe rendeu um contrato para a Fórmula 1. Drugo é o reserva imediato de Fernando Alonso e Lance Stroll, na escuderia Aston Martin. 

Comentários

Loading…

Fernando Alonso, Aston Martin

Fernando Alonso recebe prêmio de ‘Ação do Ano’ por duelo com Pérez no GP do Brasil

Nascar Daytona

Daytona pavimenta grama do circuito por medida de segurança na Nascar