Figura em ascensão no automobilismo, o jovem Gabriel Bortoleto revelou em entrevista ao podcast F1 Nation, que o experiente Fernando Alonso foi peça chave na negociação com Zac Brown para sua ida à McLaren. O fato foi impulsionado por conta do bicampeão da Fórmula 1 ser proprietário da A14 Management, empresa que agencia o brasileiro.
Depois de uma temporada vitoriosa na Fórmula 3 neste ano, Gabriel Bortoleto deve alçar voos à F2 no próximo ano. Ainda não há uma definição sobre qual equipe o piloto de 19 anos vai correr, uma vez que o anúncio só deve se tornar oficial depois da última corrida da categoria, que segue o cronograma da F1, e só termina no final de novembro, com o GP de Abu Dhabi.
Após uma temporada muito bem-sucedida na Fórmula 3 em 2023, Gabriel Bortoleto deve subir uma categoria no próximo ano e competir na Fórmula 2. Ainda não sabemos por qual equipe o brasileiro de 19 anos irá correr, já que o anúncio deve ser feito somente após a última corrida da F2 em Abu Dhabi, no fim de novembro.
No papo, Bortoleto explicou como se deram as tratativas para que ele passasse a ser piloto do programa de desenvolvimento da McLaren, tendo Fernando Alonso como intermediador.
“Ele (Alonso) foi uma das pessoas que mais ajudaram a fechar o contrato com a McLaren. Mesmo que as coisas não estivessem indo tão bem com a Aston Martin, ele se deu ao trabalho de conversar com Zak Brown e ver como poderia fechar o negócio”, começou Gabriel. “Acho que isso é muito bom. Normalmente não falo com Fernando toda semana porque sei o quanto ele é ocupado, mas sempre que ele me vê, pergunta como estão as coisas e como está minha carreira”, revelou o piloto brasileiro.
Ainda na conversa, o jovem de 19 anos disse ter recebido uma mensagem de Fernando Alonso em meio à disputa da Fórmula 3, destacando a importância do espanhol na passagem de experiência.
“Eu não recebi a mensagem de voz em Monza, mas muito antes na temporada. Pode-se dizer que ela ajudou minha temporada porque era uma mensagem de voz de 10 minutos. Foi muito legal porque falava sobre coisas como focar no campeonato e como marcar mais pontos”, revelou Bortoleto.