A temporada 2023 foi de domínio absoluto da Red Bull na Fórmula 1. Contudo, algumas equipes tiveram “lampejos” de certa forma inesperados. Uma delas foi a Aston Martin, que iniciou o ano aparecendo muito bem com Fernando Alonso. Contudo, o espanhol viu o carro cair de produção drasticamente e oscilou, só retomando o bom nível nas últimas corridas.
Apesar do desempenho interessante, tendo conquistado a equipe conquistado oito pódios e três segundos lugares, Fernando Alonso não se deu como satisfeito e prospecta buscar melhores resultados em 2024, em busca do sonhado P1.
“Sim, será importante porque, obviamente, este é o primeiro passo para um bom progresso na equipe. Sempre dissemos que este foi como o primeiro ano da Aston Martin sendo competitivo, muitas mudanças na equipe, a nova fábrica , todas essas coisas que já falamos há muito tempo. Então, se no ano que vem dermos um passo atrás, vai ser ruim“, avaliou Fernando Alonso em entrevista à mídia internacional.
Ainda no papo com a imprensa, o espanhol da Aston Martin enfatizou que é muito importante a equipe continuar em franco processo de evolução.
“Terminamos em quinto lugar nos construtores. Precisamos melhorar isso no próximo ano. Quarto, terceiro, segundo, o que for bem-vindo. E no meu caso, depois de oito pódios este ano, espero poder fazer algo semelhante no próximo“, avaliou o experiente piloto.
Desempenho de Fernando Alonso na temporada
Ao longo de 22 corridas realizadas no ano, Alonso faturou 206 pontos dos 280 que a Aston Martin computou. No Mundial de Pilotos, o espanhol ficou na quarta posição, chegando a brigar pelo terceiro lugar com Lewis Hamilton.
Das 10 equipes que compõem o grid, somente a Ferrari conseguiu destronar a série de vitórias da RBR, vencendo com Carlos Sainz, em Singapura. No mais, Verstappen triunfou em 19 corridas e Sergio Pérez em outras duas.