Fernando Alonso fez uma retrospectiva do 2023 da Aston Martin, ano no qual a escuderia britânica bateu de frente com algumas equipes de ponta da Fórmula 1.
Dessa forma, o espanhol analisou o desempenho da marca de carros positivamente, com base na campanha vista na última temporada.
“Só vejo pontos positivos”, opinou Alonso sobre o 2023 de sua equipe, segundo o portal Speedcafe.
“Essas lutas, eu acho, fazem parte do trabalho e da jornada dessa equipe”, prosseguiu. “Começamos muito fortes com um carro que foi surpreendentemente, talvez, mais competitivo – até para nós, o passo do ano passado para este ano”, avaliou.
Além disso, o espanhol enfatizou que Aston Martin se pôs em uma posição surpreendente, ao competir com equipes que a escuderia não tinha o costume de brigar no grid.
“E então nos encontramos talvez em uma posição que não estávamos prontos para isso, lutando com Mercedes, Ferrari, você sabe, equipes de ponta”, disse.
No entanto, o experiente piloto de 42 anos, acredita que o fato da Aston Martin não ter o costume com as disputas de alto nível, pode ter atrapalhado a escuderia de ter ido muito mais além em 2023.
“Eles [Mercedes e Ferrari] estão acostumados a lutar nesse nível. Então, sim, talvez tenhamos recuado um pouco em termos de desenvolvimento, também no carro durante a temporada”, sentenciou.
Fernando Alonso analisa quinto lugar da Aston Martin
Após um segundo lugar no Campeonato de Construtores depois do Grande Prêmio de Bahrein, a Aston Martin terminou 2023 como a quinta melhor equipe da F1.
Além da melhora apresentada com duas posições ganhas no GP em questão, o fator mais comemorado foi o aumento em cinco vezes da quantidade de pontos conquistados.
Contudo, Alonso avalia que a equipe ainda não chegou ao topo: “Ainda não estamos no nível mais alto”, observou.
“Encontramo-nos um pouco menos competitivos, mas, no geral, acho que era impensável há 12 meses, nesta fase, pensar na campanha que fizemos”, pontuou.
Por fim, vale destacar que, enquanto a Aston Martin terminou em quinto lugar na Campeonato de Construtores, Alonso ficou em quarto na competição de pilotos. O espanhol se juntou à fábrica de última geração em 2023, a qual conta com investimento significativo de seu proprietário bilionário, Lawrence Stroll.