Depois de um término de temporada interessante em 2023, a Ferrari começou o ano com boas projeções para a remontada em busca do protagonismo na Fórmula 1. De acordo com relatório do Motorsport, a escuderia italiana atingiu o limite de peso para o carro de 2024.
O intitulado 676 está dentro da limitação de 798 kg, atendendo assim as especificações da FIA. Esta é a primeira vez que a Ferrari alcança o feito com um carro novo desde que os novos regulamentos sobre efeito de solo foram instituídos na categoria.
Em 2023, por exemplo, o SF-23 esteve com 6 kg a mais em relação ao limite permitido. Segundo o diretor técnico Enrico Cardile, a Ferrari atinge uma meta importante no desenvolvimento do carro ao trazer um veículo mais leve. Isso pode representar um décimo e meio de segundo de volta em um circuito como o de Barcelona.
Ferrari com novidades
O carro terá uma caixa de câmbio mais estreita e uma bateria mais leve, impactando diretamente na perda de peso. A Ferrari vai apresentar o novo carro no dia 13 de fevereiro, em Fiorano. Sem vencer um título mundial desde a temporada 2007, a escuderia tenta voltar ao lugar de destaque na categoria.
Na última temporada, o time italiano foi o único entre as outras oito equipes que conseguiu destronar a hegemonia da Red Bull, ao vencer o GP de Singapura com Carlos Sainz. O crescimento da reta decisiva do campeonato ainda possibilitou que Ferrari brigasse com a Mercedes pelo vice-campeonato do Mundial de Construtores, mas a escuderia germânica levou a melhor com uma frente de apenas três pontos.
Em 2024, a temporada da Fórmula 1 se inicia a partir do dia 29 de fevereiro, com os primeiros treinamentos no circuito de Sakhir, no Bahrein, prova responsável por abrir o ano. Ao todo, serão 24 provas no ano, incluindo o GP de Interlagos, em São Paulo.