in

Ferrari e Haas apostam em atualizações para GP de Miami

Equipes tentam reverter problemas que tiveram no GP do Azerbaijão, em Baku, no último fim de semana; leia mais

Ferrari
Reprodução: Ferrari/Twitter

A Ferrari e a Haas trouxeram novos pisos para o Grande Prêmio de Miami, já que as 10 equipes de F1 diminuíram a série de atualizações em comparação com a última corrida em Baku.

Ambas as equipes sempre deixaram claro que esperariam o devido tempo para revelar o primeiro grande componente de atualização. A Ferrari, em particular, quer que o novo piso proporcione ganhos no dia da corrida, pois o SF-23 até agora provou que tem ritmo de qualificação, mas cai no Grande Prêmio.

Isso foi especialmente nítido no GP de Azerbaijão, onde Charles Leclerc estava na pole position tanto para o sprint quanto para a prova, mas teve que se contentar com o segundo e o terceiro lugares, respectivamente, em cada evento, atrás do duplo vencedor Sergio Pérez em seu Red Bull.

Segundo a Scuderia, o novo piso foi projetado sobretudo para melhorar o desempenho e o condicionamento do fluxo, embora a equipe afirme que “faz parte do ciclo de desenvolvimento padrão”.

Acrescenta, além disso, que “foi dada especial atenção à redução de perdas em todas as áreas atualizadas, com o objetivo de melhorar o desempenho aerodinâmico geral e a eficiência do carro”.

Do ponto de vista da Haas, o novo piso representa a primeira de uma série de atualizações planejadas ao longo da temporada, em oposição à única atualização aplicada ao carro logo após a metade do ano passado.

Assim, a equipe afirma que, “com um melhor controle da distribuição de pressão e o gerenciamento do fluxo lateral, conseguimos melhorar a eficiência aerodinâmica do carro em baixa, média e alta velocidade”.

Atualizações em outras equipes

As novidades de outros times incluem uma nova asa dianteira e entrada lateral no AlphaTauri. No que diz respeito à asa dianteira em particular, a extremidade externa foi modificada para elevar os elementos da ponta, com pequenas asas adicionadas ao lado interno da placa final perto de sua borda de fuga.

O projeto é reduzir as perdas de ponta geradas pelo conjunto que passa por dentro do pneu dianteiro, por sua vez aumentando a energia no campo de fluxo a jusante. O que permitiria que o piso gere mais carga.

A Aston Martin adicionou persianas de resfriamento aos seus AMR23s, de modo que mais fluxo de resfriamento saia da cavidade da parte inferior da carroceria. Isso aumentaria a capacidade de resfriamento e faria que as metas operacionais sejam atendidas em condições mais quentes.

A Alfa Romeo, por seu turno, possui um novo beamwing, que oferece a opção de executar o componente sem o flap. Ele entregará o que descreve como “uma solução aerodinâmica adicional para responder às características da pista de Miami”.

A Red Bull, a Mercedes, a Alpine, a McLaren e a Williams não têm nada de novo em seus carros para este fim de semana.

Arthur Santos Eustachio

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Atua como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escreve notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhou na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Comentários

Loading…

Ferrari

Em meio a rumores com Mercedes, Leclerc nega desgaste na Ferrari

Fórmula 1

Corridas curtas agradam e Fórmula 1 estuda novidades para 2024