in

Ferrari faz “exigências” à Fórmula 1 após penalidade a Carlos Sainz em Las Vegas

John Elkann falou sobre falta de transparência entre o órgão regulador e as equipes depois da corrida nos EUA

John Elkann, Ferrari
Divulgação/F1

O charmain da Ferrari, John Elkann, pediu que a FIA demonstre mais clareza na aplicação das regras na Fórmula 1 após a queda do grid de Carlos Sainz em Las Vegas.

A corrida inaugural no Las Vegas Strip Circuit foi marcada por Sainz, que sofreu grandes danos em seu carro devido a uma tampa de válvula de água solta que restringiu o TL1. A Ferrari teve que substituir o chassi, a caixa de câmbio e a unidade de potência, fazendo com que o espanhol excedesse sua alocação anual em componentes do Energy Store quando um terceiro foi instalado.

Apesar do lobby da Ferrari para a dispensa dos comissários da FIA, o pedido foi recusado e Sainz foi atingido com uma penalidade de 10 posições no grid. Depois que o chefe Frederic Vasseur disse que pretendia manter discussões com a FIA, Elkann se tornou o próximo dentro da marca a sugerir que é necessária mais transparência entre o órgão dirigente do esporte e as equipes.

Elkann acredita que isso evitaria uma repetição da conclusão controversa do campeonato de 2021 em Abu Dhabi, que viu o então diretor de corridas da FIA, Michael Masi, ser destituído. “Você não quer que coisas aconteçam como o campeonato de 2021, como isso acabou. Você não quer ter situações como as de Las Vegas, onde você é penalizado em 10 posições”, disse.

Desde que um limite regulatório limitando quanto cada equipe pode gastar a cada ano foi introduzido em 2021, apenas a Red Bull violou as regras. A equipe baseada em Milton-Keynes foi multada em US$ 7 milhões, além de uma redução de 10% nos testes aerodinâmicos por 12 meses; uma penalidade que Vasseur descreveu como baixa.

“Portanto, do ponto de vista regulamentar em termos de regras e aplicações e do que vimos com os limites orçamentais, essas são áreas onde gostaríamos de ter mais clareza”, acrescentou Elkann.

Arthur Santos Eustachio

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Atua como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escreve notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhou na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Comentários

Loading…

McLaren vai ter carro personalizado no GP de Abu Dhabi

McLaren mostra nova pintura especial do carro para o GP de Abu Dhabi; veja 

tomoki nojiri

Bicampeão da Super Fórmula, Tomoki Nojiri, pensa em correr em nova categoria