in

FIA anuncia proibição para pilotos em classificação na Fórmula 1

FIA implementou medida que passa a valer a partir deste final de semana, no circuito de Interlagos, em São Paulo

FIA GP Do Catar
Divulgação

Depois de uma intensa repercussão, a FIA decidiu implementar uma proibição para evitar incidentes durante as classificações. A partir do GP de Interlagos, em São Paulo, neste final de semana, os comissários de prova passarão a punir pilotos que pararem no final do pit lane.

Recentemente, o atual tricampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen chegou a ser investigado duas vezes pela ação, mas não foi penalizado. Conforme determinado, os pilotos de F1 agora não poderão mais parar de forma desnecessária na “via rápida” durante os treinos classificatórios.

Essa ação da FIA se dá para resolver um problema que outra medida acabou acarretando na categoria. Recentemente, a entidade impôs um tempo máximo de volta aos pilotos, no intuito de evitar que os mesmos se atrapalhassem nos treinos. Contudo, isso trouxe uma consequência adicional dos pilotos parando durante muito tempo no final do pit lane.

Verstappen foi um dos pilotos que fizeram isso, mas escapou de uma punição por parte da FIA. Agora, com a implementação da nova regra, se este tipo de prática acontecer, haverá sanções.

De acordo com o artigo 33.4 do Regulamento Desportivo da Fórmula 1, os pilotos não estão autorizados a ir desnecessariamente lento, o que inclui parar um carro na faixa rápida do pit lane”, afirmou a FIA, por meio de um documento assinado por Niels Wittich.

“Durante os tiroteios e a qualificação, os pilotos podem criar um espaço entre as luzes de saída dos boxes e a linha SC2. Qualquer piloto que desejar fazer isso deve dirigir o mais para a esquerda possível para permitir que outros pilotos os ultrapassem no lado direito do estrada de saída do poço“, complementou a entidade.

Além do GP do Brasil, a Fórmula 1 ainda contemplará mais duas provas para fechar a temporada 2023: GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, e o circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi.

Escrito por Cido Vieira

Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalha no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo futebol e o automobilismo

Comentários

Loading…

GP do Brasil entrou para o calendário da F1, na década de 70, e foi centro de briga política

GP do Brasil renova com a Fórmula 1; veja detalhes

Ferrari 499P

Ferrari busca soluções no WEC após falta de ritmo nos treinos do Bahrein