in

FIA fará vistoria de carros novos no GP do Bahrein de Fórmula 1

FIA vai abrir temporada realizando exames para identificar e avaliar se as mudanças fixadas nos carros estão dentro do permitido.

mercedes-f1 FIA
Divulgação/X /Mercedes

A temporada 2024 da Fórmula 1 está para ser iniciada. Há pouco mais de duas semanas, os times apresentaram seus respectivos carros e a partir desta quinta-feira (29) iniciaram as movimentações com os treinos livres do GP do Bahrein. Em meio à este cenário, a FIA vem monitorando alguns carros, entre eles o RB, da Red Bull.

A inspeção da entidade que rege a principal categoria do automobilismo tem o objetivo de revelar onde estão as mudanças no comparativo com os carros do ano anterior. Na atual campeã do Mundial de Construtores, foram identificadas sete alterações, enquanto o W15 da Mercedes foi alterado em seis lugares.

Um dos grandes atrativos da Red Bull para a temporada é a utilização do conceito “zeropod”, inspirado na estratégia traçada pela Mercedes anteriormente, e que acabou não vingando. Responsável pela novidade Adrian Newey vislumbra uma maior eficiência no formato da entrada do sidepod para melhor utilizar a pressão disponível. Toda as movimentações foram acompanhadas pela FIA.

Antes dos treinos livres serem iniciado no GP do Bahrein, a FIA vai realizar o exame dos novos carros, que serão apresentados pelas equipes. A regra estipula a necessidade de um carro de cada escuderia passar pela inspeção mais direta, enquanto o outro modelo deve ficar no box para visualização.

“Deve haver espaço suficiente em torno de todo o carro em exibição para permitir que as pessoas se movimentem com segurança e sem obstáculos – para evitar dúvidas, isso significa que qualquer equipamento/infraestrutura da equipe não deve ser posicionado a menos de 2 metros dos carros”, disse a FIA no documento emitido.

A primeira corrida do ano na Fórmula 1 ocorre neste sábado (02), no circuito de Sakhir, no Bahrein. Ao longo do ano, 24 corridas irão contemplar o calendário. O volume representa duas a mais no comparativo visto em 2023. Na temporada passada, a Red Bull ditou o ritmo e foi protagonista absoluta vencendo 21 circuitos, sendo 19 deles com Max Verstappen.

Avatar

Escrito por Cido Vieira

Comentários

Loading…

Ceo da McLaren Zak Brown

CEO da McLaren pede que FIA revise investigação da Red Bull sobre Christian Horner

Max Verstappen Fórmula 1

Damon Hill não acredita em Verstappen como vencedor do GP do Bahrein