O GP do Catar do domingo passado (14) ficou marcado pelo acidente em que os dois pilotos da Mercedes se envolveram. Logo após a largada, na primeira curva da corrida, Lewis Hamilton e George Russell colidiram e saíram da pista. O heptacampeão não conseguiu voltar pra corrida e regressou a pé para o pit-lane, em meio aos carros em movimento, o que representa uma violação ao regulamento.
Em virtude da atitude arriscada, Lewis Hamilton recebeu uma reprimenda dos comissários da Fórmula 1. O heptacampeão chegou a ser multado em 50 mil euros, com metade do valor suspenso de forma parcial, a ser retomado no caso de reincidência ainda nesta temporada. O heptacampeão mundial pediu desculpas pela atitude em audiência logo após a prova.
Gesto de Lewis Hamilton pode influenciar pilotos mais jovens, alerta a FIA
Uma semana depois do ocorrido, a FIA anunciou que irá revisar novamente o caso. A Federação Internacional de Automobilismo acredita que o ato de Lewis Hamilton no circuito de Lusail é mais sério do que inicialmente pensado.
Desse modo, a intenção não é uma sanção maior a Lewis Hamilton. A FIA irá avaliar a possibilidade de uma penalidade maior do que a originalmente prevista para futuros casos semelhantes ao do piloto da Mercedes. A preocupação da entidade é com a influência negativa aos automobilistas mais novos.
“A FIA está revisitando o incidente em que Lewis Hamilton cruzou uma pista em movimento durante o Grande Prêmio do Catar. A FIA observa que Lewis se desculpou durante a audiência subsequente dos comissários sobre o incidente e reconheceu que a travessia foi uma grave violação de segurança. No entanto, tendo em conta o seu estatuto de modelo, a FIA está preocupada com a impressão que as suas ações podem ter criado nos pilotos mais jovens”, disse um porta-voz da FIA.
Recentemente, ocorreu um incidente no Campeonato Mundial de Kart, também regulamentado pela Federação. Na oportunidade, o piloto britânico Joe Turney foi jogado para fora da pista em Franciacorta, na Itália. Ao empurrar seu kart para tentar voltar à corrida, foi atingido por outro veículo em movimento, sofrendo lesões nas pernas.