A funcionária da Red Bull que fez a denúncia de conduta sexual imprópria contra Christian Horner ainda busca justiça. A princípio, a Red Bull rejeitou a denúncia contra o chefe da equipe após a investigação interna. Diante disso, a mulher formalizou uma nova denúncia, mas desta vez na Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A informação inicial é da BBC.
Diante da repercussão, a própria FIA se pronunciou sobre os rumores. A entidade, entretanto, optou por não entrar em muitos detalhes sobre o caso.
“Na FIA, as consultas e reclamações são recebidas e gerenciadas pelo Diretor de Conformidade e pelo Comitê de Ética, quando apropriado. Ambos os órgãos operam de forma autônoma, garantindo estrita confidencialidade durante todo o processo. Consequentemente, e em geral, não podemos confirmar o recebimento de nenhuma reclamação específica e é improvável que possamos fazer mais comentários sobre as reclamações que possamos receber de qualquer parte“, diz o comunicado.
O caso da acusação contra Horner surgiu em fevereiro, quando o jornal holandês De Telegraaf divulgou que o chefe da Red Bull estava sob investigação. Horner sempre negou as acusações e seguiu desempenhando normalmente suas funções dentro da equipe. Inclusive, o britânico participou do lançamento do RB20.
+ Funcionária da Red Bull que denunciou Horner pretende fazer um esclarecimento público sobre o caso
Às vésperas do GP do Bahrein, o primeiro da temporada, a Red Bull divulgou um comunicado à imprensa rejeitando a denúncia contra Horner. No comunicado, a empresa afirmou:
“A investigação independente sobre as alegações feitas contra o Sr. Horner está completa e a Red Bull pode confirmar que a reclamação foi rejeitada. O reclamante tem direito de recurso. A Red Bull está confiante de que a investigação foi justa, rigorosa e imparcial. O relatório da investigação é confidencial e contém informações privadas das partes e terceiros que ajudaram na investigação e, portanto, não faremos mais comentários por respeito a todos os envolvidos. A Red Bull continuará se esforçando para atender aos mais altos padrões de local de trabalho.”
Horner já havia negado as alegações feitas sobre ele anteriormente. Durante o lançamento do RB20, o chefe da equipe comentou o caso. “Eu nego totalmente as alegações. Para mim, tudo segue normalmente. Estou confiante nisso. Caso contrário, não estaria aqui”, disse ele na ocasião.