in

FIA toma atitude de segurança para GP do Catar

Entidade automobilística teme problemas após danos em pneus durante treinos no circuito de Lusail; leia mais

FIA GP Do Catar
Divulgação

Temendo que a segurança possa ser comprometida devido aos danos causados aos pneus pelas zebras do circuito de Lusail, a FIA anunciou uma série de medidas para o GP do Catar deste fim de semana.

A análise padrão dos pneus usados durante o Treino Livre 1, em que pneus usados por aproximadamente 20 voltas são examinados pela Pirelli para verificar vários parâmetros de segurança, uma separação na parede lateral entre o composto de cobertura e as cordas da carcaça em muitos dos pneus que foram verificados foi descoberto.

Na opinião da FIA e da Pirelli, um número importante de voltas adicionais com esses pneus poderia resultar em danos circunferenciais com subsequente perda de ar. Os pneus analisados com números de voltas mais baixos mostraram uma extensão muito reduzida do problema.

Esse problema foi talvez causado pela interferência de alta frequência entre a parede lateral do pneu e as zebras em forma de pirâmide de 50 mm usadas extensivamente no circuito, agravadas pela propensão de andar nessas zebras.

Assim, os limites da pista nas curvas 12-13 serão revisados. Haverá uma Sessão Prática de Familiarização de 10 minutos, após a revisão dos limites da pista, para permitir que os pilotos se ajustem às mudanças. O Sprint Shootout terá, portanto, início 20 minutos depois do previsto.

Também haverá uma extensa análise dos pneus após o Sprint, para decidir se é necessário tomar mais medidas antes do Grande Prémio.

Todos os pilotos serão obrigados a realizar pelo menos três pit stops para troca de pneus durante a corrida. A mudança desperta lembranças do Grande Prêmio dos Estados Unidos em Indianápolis em 2005, quando nenhuma das equipes com pneus Michelin começou as corridas por questões de segurança dos pneus.

Arthur Santos Eustachio

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Meu nome é Arthur Santos Eustachio. Sou formado em Jornalismo pela Cásper Líbero.

Atuo como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escrevo notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhei na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Meus esportes favoritos são futebol, tênis, basquete e Fórmula 1. Minhas maiores referências são Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic e Max Verstappen.

No mais, curto ler, ouvir música, assistir filmes e, claro, praticar esportes.

Comentários

Loading…

Max Verstappen, Fórmula 1

Verstappen avalia tricampeonato na Fórmula 1: “Nunca pensei que fosse possível”

Carlos Sainz e Lewis Hamilton evitam penalidade em qualificação para GP do Catar; entenda