Presente na Red Bull há quase duas décadas, Adrian Newey é uma referência histórica entre os projetistas da Fórmula 1. O engenheiro britânico completará 65 anos na segunda-feira (26). A idade avançada faz com que naturalmente sua aposentadoria seja cogitada. Por outro lado, seu nome segue bastante cobiçado por equipes de prestígio.
No podcast Formula for Success, comandado por David Coulthard e Eddie Jordan, Newey revelou que foi procurado por várias vezes pela Ferrari. O engenheiro da Red Bull enalteceu a escuderia de Maranello.
“A Ferrari é essa marca mágica pela qual, com toda a honestidade, provavelmente todo mundo no automobilismo está sempre fascinado e tentado a entrar, se houver oportunidade. Já fui procurado e cheguei perto três vezes, uma delas nos carros da Indy, há muito tempo”, relatou.
Adrian Newey comentou sobre a grande responsabilidade que teria se trabalhasse na Ferrari. “Se você não fizer um bom trabalho, será absolutamente repreendido e destruído. É claro que, se fizer um bom trabalho, você será um herói nacional. Então, isso traz todas as suas próprias pressões”, declarou.
“Sair da Red Bull seria como abandonar sua família”, disse o histórico projetista da Fórmula 1
O projetista foi contratado pela Red Bull logo após o fim da primeira temporada da história da escuderia na Fórmula 1, em 2005. Newey reforçou o ambiente familiar da equipe austríaca, mas admitiu que um dia poderá deixar o time da empresa de energéticos.
“Essa é uma equipe em que estive, mais ou menos desde o início, e na qual tive um envolvimento central no desenvolvimento da parte de engenharia. Portanto, é uma equipe com a qual me sinto confortável. Todos nós sabemos como trabalhamos. Não estou dizendo que nunca mudarei. Nunca diga isso. Mas seria como abandonar a sua família, porque é isso que ela se tornou”, finalizou.
Newey foi responsável por projetar a famosa Williams “de outro planeta” de Nigel Mansell em 1992, além de trabalhar na McLaren, ajudando Mika Hakkinen a ser bicampeão em 1998 e 1999.
Na Red Bull, ajudou Sebastian Vettel a conquistar seu tetracampeonato entre 2010 e 2013. Por fim, atualmente vem consagrando Max Verstappen na Fórmula 1.