in

Fórmula 1 estuda grande mudança no sistema de pontuação

Modalidade pode ampliar já para 2025 a zona de pontos na Fórmula 1 até o 12º colocado, favorecendo equipes do segundo pelotão

Corrida de Fórmula 1
corrida de Fórmula 1 (foto: transmissão/F1)

A Fórmula 1 pode ter uma modificação na forma de atribuir a pontuação aos pilotos a partir do ano que vem. Na próxima semana, a proposta para a mudança do sistema será debatida na reunião da Comissão da F1, com participaçao da FIA e das 10 equipes.

A intenção é que os pontos das corridas sejam distribuídos até o 12º colocado. Atualmente, a zona de pontuação da Fórmula 1 compreende do primeiro ao décimo lugar, com este sistema em vigor desde 2010.

Conforme o portal Motorsport, a ideia partiu de um lobby realizado pelas equipes menores da Fórmula 1, que apoiam a medida como uma forma de inclusão para favorecê-las e também servir como um benefício ao esporte.

De acordo com a proposta, a pontuação do primeiro ao sétimo lugar permaneceria como está. A partir do oitavo, as modificações serão percebidas, recebendo cinco pontos ao invés de quatro. O nono lugar ganharia quatro pontos, enquanto o décimo somaria três, com estes tendo as somas dobradas com relação ao regulamento atual.

O 11º e o 12º colocados seriam beneficiados, respectivamente, com dois pontos e um ponto. Além disso, ambos também podem somar o ponto extra caso façam a volta mais rápida.

Ainda que seja difícil o apoio unânime, a aprovação depende da maioria simples entre as 10 equipes da Fórmula 1. Ou seja, se seis das escuderias votarem a favor, a ideia será homologada pela categoria.

Como forma de exemplo, a medida favoreceria equipes como Alpine, Sauber e Williams. O trio ainda não somou pontos no Mundial de Construtores da Fórmula 1, logo após as cinco primeiras corridas da temporada de 2024.

Veja como pode ficar a distribuição de pontos da Fórmula 1

POSIÇÃOSISTEMA ATUALSISTEMA PROPOSTO
2525
1818
1515
1212
1010
88
66
45
24
10º13
11º02
12º01
Volta mais rápida1 (entre os 10 primeiros)1 (entre os 12 primeiros)

Avatar

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Pourchaire

Pourchaire avalia estreia na Fórmula Indy após GP de Long Beach

Toyota WEC

Toyota diz que controlará empolgação após vitória no WEC em Ímola