Max Verstappen venceu a sprint deste sábado (04) em Interlagos, pela Fórmula 1. O holandês ultrapassou o pole Lando Norris nos primeiros metros e não foi ameaçado ao longo da prova. Enquanto o britânico da McLaren ficou em segundo, Sergio Pérez completou o pódio em terceiro lugar na corrida de formato menor em São Paulo.
A Fórmula 1 modificou o formato dos seis finais de semana com eventos sprint neste ano. Em vez da corrida compacta definir o grid de largada para o Grande Prêmio principal de domingo, a sprint recebeu uma sessão de qualificação separada aos sábados. Ou seja, sem vinculação com a tradicional corrida de percurso completo.
A mudança acabou causando confusão entre os fãs dos esportes a motor. Além disso, as equipes também foram prejudicadas, pois as escuderias passaram a ter apenas uma única sessão de treinos livres, às sextas. Posteriormente, seriam colocadas sob a regra do parque fechado, com um tempo mais reduzido para a realização de alterações nas configurações dos carros.
Sprint deve ser realizada antes do treino oficial para definição do grid na Fórmula 1
Diante do feedback negativo por parte dos torcedores e das equipes, a Fórmula 1 admite rever o formato da sprint para 2024. De acordo com o portal Motorsport, já foi iniciada uma negociação para alinhar as provas de durações menores ao calendário tradicional das corridas integrais. Seguirão seis etapas com as sprints na próxima temporada.
A principal proposta é que a sessão de qualificação para o Grande Prêmio de domingo retorne ao seu horário típico de sábado à tarde, com a corrida sprint realizada no sábado de manhã. O treino que definirá o grid para a prova curta seria transferido para a tarde de sexta-feira, após uma única sessão de treinos livres. Além disso, o parque fechado seria reaberto depois da sprint da manhã de sábado.
O GP do Brasil de Fórmula 1 acontecerá neste domingo (05), a partir das 14h (horário de Brasília). Max Verstappen largará na pole position, com Charles Leclerc completando a primeira fila.