As atividades da temporada 2024 da Fórmula 1 estão programadas para iniciarem em 29 de fevereiro. É a data do início das sessões de treinos do GP do Bahrein, que marcará a abertura do campeonato. Um expediente para este ano será inédito na história da competição, além do número recorde de 24 etapas.
Em 2024, pela primeira vez as duas corridas iniciais da Fórmula 1 serão realizadas no sábado, ambas no Oriente Médio. Nos dias 2 e 9 de março, acontecerão o GP do Bahrein e o GP da Arábia Saudita, respectivamente.
Os torcedores estão acostumados com o dia da mídia na quinta, os treinos livres na sexta, a sessão de classificação no sábado e a corrida no domingo. Mas a antecipação do evento na Arábia Saudita em 24 horas acontecerá devido ao Ramadã, o período sagrado muçulmano, que iniciará em 10 de março, um dia depois da corrida em Jeddah.
Uma semana antes, o Grande Prêmio do Bahrein abrirá o campeonato mundial de Fórmula 1. Mas a razão para a prova no circuito de Sakhir acontecer num sábado é logística, através do tempo necessário para o transporte das cargas.
Além das duas etapas asiáticas, haverá mais uma rodada no sábado. Assim como em 2023, o GP noturno de Las Vegas continuará sendo promovido no dia, em virtude do fuso horário para os demais continentes. A prova no circuito de rua na famosa cidade dos Estados Unidos está agendada para 23 de novembro.
Portanto, serão três corridas da Fórmula 1 na noite de sábado em 2024. Nestas, as entrevistas dos pilotos para a imprensa acontecerão na quarta, enquanto a sessão livre ocorrerá na quinta e o treino oficial na sexta-feira.
Confira o calendário oficial da Fórmula 1 para 2024
- GP do Bahrein – 2 de março (sábado)
- GP da Arábia Saudita – 9 de março (sábado)
- GP da Austrália – 24 de março
- GP do Japão – 7 de abril
- GP da China – 21 de abril
- GP de Miami – 5 de maio
- GP da Emilia Romagna – 19 de maio
- GP de Mônaco – 26 de maio
- GP do Canadá – 9 de junho
- GP da Espanha – 23 de junho
- GP da Áustria – 30 de junho
- GP da Inglaterra – 7 de julho
- GP da Hungria – 21 de julho
- GP da Bélgica – 28 de julho
- GP da Holanda – 25 de agosto
- GP da Itália – 1º de setembro
- GP do Azerbaijão – 15 de setembro
- GP de Cingapura – 22 de setembro
- GP dos Estados Unidos – 20 de outubro
- GP da Cidade do México – 27 de outubro
- GP de São Paulo – 3 de novembro
- GP de Las Vegas – 23 de novembro (sábado)
- GP do Catar – 1º de dezembro
- GP de Abu Dhabi – 8 de dezembro