Em sua segunda temporada no cronograma de provas da Fórmula 1, o GP de Miami segue com alguns pontos que desagradam nos bastidores. Neste último final de semana, a presença maciça de famosos, atletas e artistas no paddock incomodou os pilotos.
Antes da corrida rolar no último domingo (07), passou a circular rumores acerca da reunião mais recente que foi realizada entre pilotos e os organizadores, onde foi apontada insatisfação com o formato adotado, com as disputas nas pistas ficando em segundo plano, sendo preteridas para shows.
A prova vencida por Max Verstappen, o terceiro triunfo do holandês na Fórmula 1 2023 contou com uma apresentação dos pilotos chefiada pelos rappers Will.I.Am e LL Cool J, líderes de torcida e toda pompa. O cenário, no entanto, não agradou o público. O show teve duração de oito minutos.
Quarto colocado no Grid final, George Russell foi questionado sobre o tema, e não ficou “em cima do muro”, manifestando o seu descontentamento com formato fixado pela organização.
“É uma distração para nós porque ficamos uma meia-hora debaixo do sol, no grid, com nossos macacões. E não acho que haja nenhum outro esporte no mundo em que, 30 minutos antes de você fazer o seu trabalho, você fique exposto ao sol, cercado por câmeras e fazendo um show. Aprecio isso no mundo do entretenimento, mas só queremos o melhor para o esporte”, o piloto britânico da Fórmula 1, que é presidente da Associação de Pilotos (GPDA).
Na apresentação dos 20 pilotos ao público, o rapper Will.I.Am ainda se referiu à Fórmula 1 como “The greatest spetacle in motorsport” ou “O maior espetaculo do esporte a motor”. A declaração causou um “burburinho”, uma vez que a frase é semelhante ao termo que é utilizado para definir as 500 milhas de Indianapólis, dizer este, que inclusive, é patenteado há mais de 40 anos. “The greatest spetacle in Racing”, traduzida como: “O maior espetáculo de corridas”.
PALAVRA DO BICAMPEÃO DA FÓRMULA 1
“É uma questão de personalidade, né? Alguns gostam de estar sob holofotes, outros não. Eu, pessoalmente, não. O que fizeram hoje não foi necessário. Eu preferiria só falar com meus engenheiros, ir até o meu carro, por o capacete e pilotar. Mas entendo o valor do entretenimento. Só espero que não tenhamos isso toda vez”, disparou Verstappen, fortíssimo candidato ao tricampeonato na Fórmula 1.