A Red Bull Racing (RBR) chegou a 100 pole positions, na Fórmula 1, após Max Verstappen ser o mais rápido, no treino classificatório para o Grande Prêmio da China. Na madrugada deste sábado (20), o piloto cravou 1:33.660 e foi 0.322 centésimos de segundo mais rápido que o segundo colocado: o companheiro de equipe Sergio Pérez.
Em entrevista concedida após o treino, o holandês relatou que foi avisado pelo chefe da escuderia, Christian Horner, sobre a possível centésima pole position.
“É uma conquista incrível para toda a equipe. Também uma grande contribuição de Sebastian Vettel, naquela época! Mas também é fantástico ter a dobradinha na classificação. Mostrou que o carro está novamente funcionando muito bem”, declarou.
O terceiro colocado foi Fernando Alonso. “Isso é incrível. Honestamente, é uma das melhores corridas do ano. Os fãs estão entusiasmados. Eles apoiam muito cada piloto e cada equipe”, afirmou o competidor bicampeão da Fórmula 1.
McLaren e Ferrari aparecem na sequência. Lando Norris, Oscar Piastri, Charles Leclerc e Carlos Sainz ficaram em quarto, quinto, sexto e sétimo lugares respectivamente.
George Russell (Mercedes), Nico Hulkenberg (Haas) e Valtteri Bottas (Kick Sauber) completam o top-10.
Lewis Hamilton decepcionou. Depois de largar em segundo na sprint race, o britânico foi eliminado na primeira rodada do treino classificatório.
O esportista sete vezes campeão da Fórmula 1 vai iniciar o Grande Prêmio da China em 18° lugar.
“Eu deveria ter passado com facilidade. Foi erro meu. Acho que tive dificuldade para parar o carro na curva 14, mas ele continuou travando. Talvez eu precisasse de mais uma volta”, analisou.
A Fórmula 1 terá continuidade neste domingo (21). A largada oficial para o GP da China está marcada para 4h da manhã.
Fórmula 1: veja o grid de largada do GP da China
- Max Verstappen (Red Bull)
- Sergio Pérez (Red Bull)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Lando Norris (McLaren)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- George Russell (Mercedes)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Valtteri Bottas (Kick Sauber)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Daniel Ricciardo (Visa RB)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Alex Albon (Williams)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Guanyu Zhou (Kick Sauber)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Yuki Tsunoda (Visa RB)
- Logan Sargeant (Williams)