Franz Tost foi chefe de equipe da Alpha Tauri durante anos antes de se aposentar da Fórmula 1. Além disso, desempenhou papel importante como recrutador de talentos para a Red Bull, em parceria com Helmut Marko. Trabalhando nesta função, o veterano conheceu Max Verstappen e viu in loco o florescer do talento do holandês, hoje tricampeão mundial de F1.
“Lembro-me do Max no [circuito de Norisring, na Alemanha] aos 16 anos. Estava molhado e ele foi um segundo e meio a dois segundos mais rápido do que qualquer outra pessoa”, disse Tost à BBC, segundo o portal RacingNews365.
“Eu disse que todos os outros pilotos deveriam devolver suas licenças, o único piloto neste campo é Max Verstappen”, brincou o ex-chefe de equipe da Alpha Tauri na Fórmula 1, quando conheceu Max na F3.
Max Verstappen impressionou Franz Tost
Logo em seguida, a Red Bull contratou o então jovem holandês junto à Toro Rosso (atual Alpha Tauri), com a equipe oferecendo uma vaga rápida à Fórmula 1.
Dessa forma, Max Verstappens estreou nos treinos da F1 pela Toro Rosso com apenas 17 anos, no Grande Prêmio do Japão de 2014.
Tost revelou o quanto se impressionou com o jovem piloto: “Durante seu primeiro teste, fiquei realmente impressionado com a rapidez com que ele se adaptou à velocidade e aos freios…”, disse.
“Normalmente, os pilotos precisam de 100 a 150 km para se acostumar com a enorme potência que um carro de F1 tem sob aceleração e frenagem. Mas desde a primeira volta em diante ele estava familiarizado com tudo”, prosseguiu Tost.
“Decidimos que ele faria o TL1 em Suzuka [no GP do Japão de 2014] e os jornalistas disseram: ‘Você é totalmente louco… Suzuka é uma das pistas mais perigosas; como você pode iniciá-lo no TL1? Ele tem que estar preparado'”, sentenciou o veterano.
“Eu falei: ‘Não fale tanto, vamos discutir daqui a cinco anos, aí a gente vai ver quem estava certo – eu ou você?’. Não demorou cinco anos – imediatamente, a partir do primeiro ano”, concluiu Franz Tost.
Em 2023, Verstappen venceu 19 das 22 corridas da Fórmula 1 ao longo do ano. E de quebra, faturou o tricampeonato mundial de F1 de forma consecutiva com a Red Bull Racing.