A temporada de 2023 se encerrou neste domingo (26) para George Russell e os outros 19 pilotos do atual grid da Fórmula 1. Deu a lógica novamente e Max Verstappen venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi.
Para o piloto da Mercedes, em específico, o ano foi abaixo do esperado. O britânico sofreu, assim como o heptacampeão Lewis Hamilton, com os problemas do W14 e não conseguiu alcançar seu melhor desempenho nas pistas.
Russell encerrou assim o Mundial de Pilotos na 8ª colocação com 175 pontos e dois pódios, sendo um deles na corrida deste fim de semana no Catar. Hamilton ainda ficou em 3º lugar no campeonato, com 234 pontos e seis pódios.
Segundo o portal Motorsport.com, antes do GP de Abu Dhabi, George Russell não estava satisfeito em largar na quarta colocação, já que ele acreditava ter chances reais de conquistar a pole position.
“Um dia estranho (no sábado), para ser honesto […] Eu me senti bem no carro, mas depois desta manhã parecíamos muito fortes e pensamos que provavelmente a pole seria possível“; revelou um frustrado Russell.
Ele seguiu considerando que estava encerrando uma das ‘piores temporadas’ de sua carreira: “Foi provavelmente uma das piores temporadas da minha carreira em termos de resultados. Tem sido uma temporada muito confusa“.
Entre algumas explicações para o ano difícil, o britânico criticou o carro desta temporada e alertou que melhorias são necessárias para que 2024 seja realmente melhor para a Mercedes: “No final das contas, o carro não é rápido o suficiente. Precisamos continuar pressionando. Quando a competição é tão alta, um pequeno erro é suficiente para ser perder várias posições“.
George Russel no GP de Abu Dhabi
Pelo GP de Abu Dhabi, Russell encerrou sua participação nesta temporada com uma P3. Ele ficou à frente do vice-campeão Sergio Pérez e atrás de Max Verstappen, Charles Leclerc e George Russel na briga pelo último pódio do ano na Fórmula 1.
Por fim, a Mercedes teve motivos para comemorar ao confirmar o vice-campeonato no Mundial de Construtores, superando assim uma temporada conturbada na maior parte do tempo.