Max Verstappen certamente nunca esquecerá o dia 15 de maio. Isso porque, em 2016, o piloto neerlandês conquistava sua primeira de muitas vitórias pela Fórmula 1 no Grande Prêmio da Espanha daquele ano.
Além disso, essa foi sua estreia no volante do carro da Red Bull e também foi a ocasião responsável em coroa-lo como o piloto mais jovem a conquistar uma vitória pela categoria com 18 anos e 228 dias, quebrando o recorde anterior de Sebastian Vettel em quase três anos.
Leia também:
– Verstappen garante permanência na RBR: “É o carro mais rápido”
– Max Verstappen iguala Ayrton Senna em busca de novo recorde
Hoje tricampeão mundial e exímio ‘destruidor de recordes’, na época Max já escalava neste quesito, acostumado a estabelecer marcas que continham o título de ‘mais jovem’.
Segundo relato contido em sua página na Wikipédia, o piloto que até o Grande Premio anterior corria pela equipe satélite do Grupo Red Bull, na época Toro Rosso, sequer conseguiu dormir direito nos dias anteriores ao fim de semana de provas na Espanha.
No entanto, o então jovem de 18 anos conquistou uma ótima quarta colocação na classificação para a corrida principal, colocando-se assim como um dos candidatos a vencer a prova, dando conta da pressão de substituir o russo Daniil Kvyat.
Como foi a primeira vitória de Max Verstappen?
Na corrida principal do domingo, 15 de maio, Max viu o cenário à sua frente se tornar um caos imediato quando a dupla da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, abandonou na primeira volta.
Assim, a batalha pela vitória no Circuito da Catalunha ficou entre Ferrari e Red Bull, com Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel assumindo uma estratégia de três paradas, enquanto Verstappen e Kimi Raikkonen optaram por duas paradas. Logo ficou claro que a última estratégia era a mais adequada, com Raikkonen perseguindo Verstappen pela liderança da prova.
Por mais que tentasse, o veterano finlandês não conseguiu ultrapassar o neerlandês em seu segundo ano de F1. Verstappen cruzou assim a linha de chegada seis décimos de segundo à frente de Raikkonen, conquistando assim seu primeiro de 58 triunfos na categoria até o momento.