in

Hamilton ‘muito velho’ para perseguir Verstappen? Veja o desempenho do piloto da Mercedes na Fórmula 1

Heptacampeão, Hamilton foi chamado de ‘velho’ por ex-dirigente da categoria

Hamilton, Fórmula 1
Reprodução/Twitter Mercedes

Uma opinião dada por Eddie Jordan, ex-proprietário da equipe Jordan, de que Hamilton está velho para brigar com Verstappen na Fórmula 1, gerou polêmica e debate. Em participação no podcast Fórmula para o Sucesso, junto ao ex-piloto David Coulthard, Jordan falou sobre o tema.

“Sim, acho que acabou. Acho que Lewis Hamilton está envelhecendo, ele continuará ganhando corridas, claro, mas Verstappen está em um bom momento em termos de idade, experiência, confiança, conhecimento e ambiente ideal e acho que ele é o homem para vencer no mesmo carro”, disse Jordan.

Mas afinal, Hamilton está em decadência? Aparentemente não. O britânico tem contado com um carro recheado de problemas na Mercedes em 2023 e conta com uma melhora para voltar a brigar nas próximas temporadas.

Veja o desempenho de Hamilton na temporada:

Na classificação, Lewis Hamilton aparece na quarta posição, com 148 pontos, menos da metade do que Verstappen, o líder e virtual campeão, fez em 2023. O holandês tem 314 pontos. Hamilton conseguiu o pódio em quatro corridas das 12 disputadas, mas não venceu na temporada.

Na estreia da temporada 2023 da Fórmula 1, no Bahrein, Hamilton foi o quinto colocado, posição que se repetiu na segunda corrida, na Arábia Saudita. No terceiro Grande Prêmio, veio o primeiro pódio, quando ficou em segundo na Austrália. No Azerbaijão, no quarto GP, ele ficou em sexto lugar.

A posição de Hamilton se repetiu no quinto Grande Prêmio, em Miami. Em Mônaco, Hamilton, na sexta corrida do ano, ficou na quarta colocação. Na Espanha, na sétima etapa, o britânico foi o segundo colocado e subiu a mais um pódio. Mais um pódio foi conquistado na oitava corrida, no Canadá, quando terminou em terceiro.

A pior colocação de Hamilton foi na nona corrida, na Áustria, quando terminou em oitavo. Ele retornou ao pódio na décima corrida da temporada, em casa, em Silverstone, quando ficou em terceiro. No 11º GP, na Hungria, terminou na quarta colocação. Por fim, na 12ª etapa, foi o quarto colocado mais uma vez na Bélgica.

Portanto, com um carro abaixo da Red Bull, sem definir sequer se vai renovar ou não para 2024, e recheado de problemas, Hamilton completou todas as corridas do ano, conseguiu duas segundas posições, dois terceiros lugares, três quartas posições e duas quintas colocações. Das 12 corridas, ele esteve entre os cinco melhores em nove delas.

O próprio Hamilton já admitiu que não é possível competir com a Red Bull com o atual carro da Mercedes, mas não dispensa a possibilidade de buscar uma vitória ainda na atual temporada. Em entrevista reproduzida recentemente, ele comentou sobre a possibilidade de bater Verstappen em 2023, coisa que apenas Sérgio Perez, companheiro de Red Bull, conseguiu no ano.

“No momento, não tenho certeza de que podemos competir com a Red Bull em ritmo de corrida. Acho que em alguns momentos na Hungria, Max estava cerca de 0,8 segundos mais rápido do que todos os outros em uma única volta”, lembrou o britânico, que concluiu. “Mas nunca diga nunca.”

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

Fernando Alonso, Fórmula 1

Fernando Alonso faz desabafo envolvendo Michael Schumacher

francesco bagnaia

Francesco Bagnaia dispara na liderança da MotoGP; veja classificação atualizada