Após o fim da temporada de 2023, a mídia internacional repercutiu uma possibilidade no mínimo interessante para a maior parte dos amantes de automobilismo – mas não para Helmut Marko.
Isso porque houve especulações de que Lewis Hamilton, ou ao menos seu staff, estaria explorando a possibilidade de tornar-se companheiro de equipe de Max Verstappen na Red Bull Racing.
No entanto, de acordo com o chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, a situação era inversa e a sondagem foi da escuderia britânica ao atual tricampeão mundial. De qualquer forma, segundo Helmut Marko, conselheiro do grupo Red Bull, esse cenário nunca será real.
Recentemente, Horner também sugeriu que o staff de Hamilton estava interessado em garantir um lugar na RBR antes de o piloto renovar seu contrato com a Mercedes. Em contrapartida, foi sugerido por outros envolvidos com a F1 que a escuderia austríaca era quem estava tentando atrair o heptacampeão da categoria.
Helmut Marko não acredita em parceria entre Max e Lewis
Em entrevista ao portal Motorsport.com, o conselheiro austríaco afirmou que quem estava tentando se comunicar com quem acaba sendo irrelevante, já que ele acredita que a combinação de Verstappen e Hamilton na Red Bull ou em qualquer outra equipe nunca seria viável.
“Christian (Horner, chefe de equipe da Red Bull) me informou e me mostrou a mensagem de texto que recebeu (sobre Hamilton na RBR), mas eu disse a ele: ‘Hamilton e Max, isso não funciona'”, revelou Marko.
O austríaco de 80 anos seguiu apontando os motivos pelos quais acredita que essa parceria, apesar do evidente talento dos dois pilotos, não daria certo. Segundo ele, já houve muita tensão entre os dois durante os últimos anos de Fórmula 1.
Helmut Marko fez então referência à temporada de 2021, na qual as disputas acirradas entre Verstappen e Hamilton, juntamente com suas equipes, atingiram níveis acima do padrão da categoria.
Ainda segundo o conselheiro, há outro fator determinante para que Max e Lewis não dividam os boxes por uma mesma equipe: as questões financeiras.
“E, por outro lado, (nós da RBR) não podemos nos dar ao luxo de ter os dois pilotos mais caros em uma única equipe. Isso nunca vai acontecer. Então eu disse a Christian (Horner): ‘De jeito nenhum“; apontou e encerrou Helmut Marko.