O conselheiro da Red Bull Racing, Helmut Marko, revelou que a equipe sacrificou a qualificação para se concentrar no dia da corrida do GP da Itália, em Monza. Neste sábado (2), o líder do campeonato Max Verstappen foi superado por uma margem de apenas 0,014 segundos, enquanto Carlos Sainz, da Ferrari, conquistou uma impressionante pole position na frente dos apaixonados Tifosis.
O holandês esteve atrás de Sainz no segundo e no último treino livre, com a Scuderia mostrando um ritmo forte em uma volta em Monza. Apesar de ter derrubado Charles Leclerc da pole provisória em sua última tentativa, Verstappen foi posteriormente derrotado por Sainz e forçado a se contentar com o segundo lugar.´O ferrarista Charles Leclerc completou os três primeiros lugares.
Já o companheiro de equipe de Verstappen, Sergio Pérez, será quinto depois de um fim de semana nada tranquilo, que envolveu uma queda e um vazamento de óleo, seguido por uma troca de unidade de potência. Isso tudo durante os treinos.
Detalhando a qualificação da Red Bull, Helmut Marko disse à ORF que ‘já sabíamos que a Ferrari seria forte’. “Nunca nos concentramos de fato na pole position. Olhando como nós fizemos a afinação, para a corrida é muito mais importante do que para a qualificação. Com essas posições, nós temos uma boa vantagem tática e estratégica”.
O conselheiro da Red Bull Racing também mencionou que Carlos Sainz se esforçou mais para conquistar a pole position acreditando que isso é “melhor para a atmosfera na Itália”.
A prova acontece neste domingo (3), às 10h (horário de Brasília). Atualmente Max Verstappen – somando 339 pontos ao todo (11 vitórias) – e a Red Bull Racing – somando 540 pontos (13 vitórias) – lideram as tabelas de pilotos e de construtores desta temporada 2023. Sergio Pérez – somando 201 pontos (2 vitórias) – e a Mercedes – somando 255 pontos (o vitórias) – são os respectivos segundo lugares.