O consultor da Red Bull Racing, Helmut Marko, voltou a esclarecer que a equipe austríaca não está favorecendo Max Verstappen. O holandês está dominando a atual temporada da Fórmula 1, vencendo 10 das 12 corridas disputadas até agora. Deste modo, conquistou uma vantagem de 125 pontos sobre o companheiro de equipe Sergio Pérez no campeonato de pilotos, que lutou para se manter em forma este ano.
O diferencial de desempenho entre a dupla levou a sugestões de que a Red Bull está desenvolvendo seus carros para atender Verstappen. Mas Helmut descarta qualquer favoritismo. “Não, isso não é verdade. No início de 2022, o carro sofreu muita subviragem. Isso ocorreu devido ao excesso de peso do carro. A longo prazo, você não terá sucesso com um carro acima do peso, mas, conforme o carro ficou mais leve, o carro foi mais para um equilíbrio ‘neutro’ – ou até um pouco mais de sobreviragem”, disse Marko.
A Red Bull dominou a última temporada antes de dar mais um passo à frente este ano. Sua série de sucessos estabeleceu um novo recorde: o maior número de vitórias consecutivas na F1 – 13. E há a probabilidade de Verstappen e Pérez estenderem a sequência.
“Acho que nosso domínio se deve a termos uma equipe que permanece inalterada há anos. Portanto, a continuidade, a estabilidade em toda a organização e a flexibilidade para tomar decisões rápidas”, falou Marko.
O proprietário da Red Bull, Dietrich Mateschitz, faleceu no ano passado; e, embora tenha interrompido momentaneamente a estrutura sênior, Marko afirma que o sistema agora voltou ao normal. “Tudo isso agora foi resolvido e temos exatamente o mesmo processo de tomada de decisão de quando Mateschitz estava vivo”, concluiu.
Após pausa para férias, a Fórmula 1 volta com o Grande Prêmio da Holanda, no dia 27, no Circuito Zandvoort.