in

Helmut Marko revela “receio” com design de novo carro da Red Bull

Consultor da Red Bull se mostrou cauteloso com inovações da RB20 que são semelhantes ao automóvel da Mercedes em 2023

Helmut Marko, Red Bull
Helmut Marko (Divulgação / Red Bull)

A Red Bull diz que ainda não decidiu se conseguirá fazer com que sua versão da solução sidepod estilo Mercedes funcione na Fórmula 1. A equipe baseada em Milton Keynes foi agressiva com a reformulação de seu carro para este ano, o que incluiu a adoção de conceitos semelhantes aos que a rival usou no passado.

Isso inclui as ravinas altas ao longo da tampa do motor, bem como sidepods minimalistas que parecem incluir uma entrada vertical que lembra a versão zeropod que a Mercedes tinha no início do ano passado. A Red Bull está até preparada para lançar uma solução sidepod ainda mais extrema para corridas frias nos estágios iniciais da temporada, quando poderá reduzir o fluxo de ar que alimenta seus radiadores.

A decisão da Red Bull de buscar ideias semelhantes às da Mercedes gerou muita intriga, mas seu consultor de automobilismo, Helmut Marko, ofereceu algumas palavras de cautela sobre sua abordagem. Ele está bem ciente de que, embora a solução zeropod oferecesse números de desempenho no túnel de vento, a Mercedes se viu incapaz de extrair tanto deles na prática.

“Eles também foram convencidos pelos dados de seu conceito sem sidepod, mas na prática não funcionou. Veremos agora nos testes se podemos implementar com sucesso esta solução, ou digamos uma solução semelhante”, disse.

“Adrian Newey [diretor técnico da Red Bull] sempre preferiu carros sem radiadores. Mas é claro que o pessoal dos motores não pode fazer isso. Isso é lógico. Não temos isso tão extremo [como a Mercedes], mas temos uma direção semelhante em termos de ideia”, acrescentou.

Marko concluiu dizendo que o carro de lançamento formaria a base do RB20 com o qual a equipe começaria a temporada. E elogiou os esforços feitos para melhorar o dominante RB19 do ano passado. “É mais que uma evolução. É uma pequena revolução. É a base do que será usado em 2024. Em termos de simulação e túnel de vento, tudo funcionou muito bem”.

Avatar

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Meu nome é Arthur Santos Eustachio. Sou formado em Jornalismo pela Cásper Líbero.

Atuo como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escrevo notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhei na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Meus esportes favoritos são futebol, tênis, basquete e Fórmula 1. Minhas maiores referências são Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic e Max Verstappen.

No mais, curto ler, ouvir música, assistir filmes e, claro, praticar esportes.

Comentários

Loading…

Max Verstappen, Fórmula 1

Max Verstappen fala sobre novo carro da Red Bull após primeiros testes

Alpine, Bahrein, Fórmula 1 2024

Grades na Fórmula 1? O que são e como funcionam os ‘aero rakes’, utilizados na pré-temporada