No último Grande Prêmio de Fórmula 1, em Singapura, o conselheiro da Red Bull Racing Helmut Marko foi uma das atenções do paddock. Pois suas declarações acerca do piloto Sergio Pérez em particular e dos sul-americanos em geral repercutiram bastante – e negativamente, ainda que o austríaco tenha se desculpado desde então.
A FIA, entretanto, advertiu o consultor externo da equipe austríaca. E, pela primeira vez, Marko respondeu pessoalmente ao comunicado. Antes, porém, ele havia acabado de decidir não dizer nada sobre as declarações amplamente divulgadas na Servus TV. Marko só queria falar sobre assuntos esportivos.
Em Singapura, o austríaco manteve as suas próprias palavras. Mesmo assim, na preparação para o Grande Prêmio do Japão, ele retornou brevemente à polêmica. Marko disse esperar que a “incrível excitação” que se seguiu aos seus comentários por fim acabe agora.
Em declarações à OE24, Marko disse ainda ter recebido uma advertência por email. Referindo-se a isso, ele falou algumas palavras. Disse, por exemplo, suspeitar que ‘algumas coisas foram deliberadamente armadas’. “Mas não quero dizer mais nada sobre o assunto”, acrescentou.
Assim, a quem ou a que exatamente Marko estava aludindo não está claro. Em vez disso, o consultor também preferiu falar sobre o próximo fim de semana de corrida no Japão, onde a Red Bull busca retomar o ritmo após o fraco desempenho no Circuito Urbano de Marina Bay.
De qualquer forma, sua expectativa é que o carro se saia bem em Suzuka, como fez durante toda a temporada. “Então, por que não tivemos sucesso em Singapura? Durante os treinos e a classificação, não conseguimos colocar nossos pneus no devido lugar em termos de temperatura. Seja como for, nosso carro voltou ao normal no domingo”, concluiu Marko.
O Grande Prêmio do Japão acontece no próximo fim de semana. A prova é no domingo, às 2h (horário de Brasília), no Circuito de Suzuka.