in

Horner diz que Fórmula 1 está no caminho certo para não ter “carros Frankestein”

Christian Horner, Red Bull, Fórmula 1, GP de Las Vegas
Divulgação / Red Bull

O chefe da Red Bull, Christian Horner, acredita que os chefes de equipe da Fórmula 1 ouviram e reagiram às preocupações anteriores que ele expressou sobre o risco dos carros se tornarem um “Frankenstein” em 2026.

Em meio aos preparativos contínuos da categoria para as novas regras de motores e chassis a partir de 2026, houve algumas preocupações iniciais das equipes sobre as consequências indesejadas dos regulamentos. Havia preocupações sobre a necessidade dos pilotos reduzirem as marchas nas retas para ajudar a carregar as baterias, enquanto descobertas recentes de simuladores sobre carros girando facilmente com a aerodinâmica ativa acionada dispararam algum alarme, embora esses testes visassem provar coisas que não funcionariam.

No ano passado, Horner alertou sobre o perigo de os chassis produzirem “carros Frankenstein”, que não seriam tão bons quanto deveriam ser, simplesmente porque tinham que encobrir as deficiências de energia desencadeadas pelas novas unidades de potência.

Mas como um esforço final está em andamento para definir os regulamentos de chassis antes do final de junho, Horner acredita que a Fórmula 1 e a FIA estão em uma forma melhor para tomar as decisões necessárias.

“Obviamente é uma grande mudança para 2026 e um pouco sem precedentes mudar o chassi e o motor ao mesmo tempo. É claro que há fatores desconhecidos nisso, mas tem havido muito trabalho feito pela FIA. Eles têm colaborado com as equipes. Temos sido bastante expressivos, há um ou dois anos, sobre algumas das questões, que foram ouvidas e levadas em consideração”, disse Horner em trecho divulgado pelo Motorsport.

“Portanto, houve um progresso sólido, eu diria, que foi feito. É uma folha de papel em branco, uma folha de papel completamente em branco, com todos os aspectos da fórmula, por isso será fascinante ver como os engenheiros interpretam os vários regulamentos e 2026 poderá parecer bem diferente.”

FIA deve entregar novos regulamentos para 2026 já em julho, mas ajustes devem ser feitos, segundo Horner

Segundo publicação do Motorsport, embora se espere que o primeiro rascunho dos regulamentos de 2026 da FIA esteja pronto até junho, é provável que as regras sejam ajustadas à medida que as equipes começarem a explorá-las em profundidade e surgirem possíveis lacunas no novo formato da principal categoria do automobilismo.

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

Circuito de Hockenheim, Fórmula 1

Circuito tradicional pode retornar em breve à Fórmula 1

MotoGP

Veja a classificação da MotoGP após prova em Jerez