O blog Motorsport.com, por meio do recurso da Inteligência Artificial apontou características ideais para uma corrida de Fórmula 1.
O exercício apontou que a pista em questão teria uma extensão de 5 quilômetros e meio, com 55 voltas, mínimo exigido pela FIA para uma prova da principal categoria do automobilismo, totalizando 300 Kms rodados.
A sede ficaria no fictício país de “Acelerón”, local de rica cultura automobilística, com uma infra-estrutura amplamente moderna e uma boa localização geográfica.
De acordo com o especialista em automobilismo, a prova mescla uma combinação de “desafios técnicos e emocionantes oportunidades de ultrapassagem”. O nome da prova seria Circuito Internacional Velocis. A mesma contaria com 11 curvas, o segundo menor se fosse levado para o âmbito real da Fórmula 1 neste quesito, ficando atrás somente do GP Red Bull Anel, localizado na Áustria.
O primeiro destaque do circuito seria uma reta final longa que “permite que os pilotos alcancem altas velocidades antes da primeira curva”, uma curva fechada para a direita chamada VeloCurve, e desafia os motoristas a frear forte para entrar com precisão.
Na sequência, viria a reta do Speedway, com as velocidades máximas alcançadas antecedendo a seção técnica seguinte, composta da chicane TechZone, que traz duas curvas interligadas, obrigando os pilotos a executarem um alto nível de frenagem.
“Esse layout oferece uma combinação de curvas de alta velocidade, chicanes técnicas e longas retas que incentivam a competição, as ultrapassagens e a emoção nas corridas de Fórmula 1 ”, diz ChatGPT.
“Deve-se notar que detalhes específicos do projeto, como a inclinação das curvas e a configuração das chicanes, podem ser ajustados de acordo com as preferências e os padrões de segurança exigidos para o circuito”.
Dados do Circuito Internacional Velocis – Fórmula 1
Localização: Acceleron [país fictício gerado pelo ChatGPT]
Número de curvas: 11
Comprimento total: 5,5 quilômetros
Voltas de corrida: 55
Data de construção: 2025