Convidado recentemente pela Sky Sports para comentar o Grande Prêmio do Canadá deste fim de semana, Jacques Villeneuve, campeão do Mundial de Pilotos da Fórmula 1 em 1997, teceu então críticas duríssimas a Daniel Ricciardo.
O piloto australiano está atualmente em 14º lugar no Mundial de Pilotos com apenas 5 pontos, quatorze a menos que o 10º colocado Yuki Tsunoda, seu companheiro de equipe na RB. Cotado no início deste ano para desbancar Sergio Pérez na Red Bull, Ricciardo agora sequer tem sua vaga no grid assegurada para a próxima temporada devido à má fase atual.
Leia também:
– Ricciardo aponta erro no chassi do carro e lamenta desempenho
– Marko compara incidente de Ocon e Gasly com o de Ricciardo e Verstappen
Para Villeneuve, Ricciardo deveria sequer estar entre os vinte pilotos da categoria atualmente: “Por que ele ainda está na Fórmula 1? Estamos ouvindo a mesma coisa nos últimos quatro ou cinco anos: ‘Temos que fazer o carro melhor para ele’. Desculpe, já se passaram cinco anos disso“.
Para o automobilista de 53 anos, tamanho esforço para manter o australiano no grid não é proporcional à sua carreira, visto que não conquistou títulos pela categoria: “Talvez você faça esse esforço por Lewis Hamilton, que ganhou vários campeonatos. Você não faz esse esforço por um motorista que não consegue fazer isso“.
Na opinião do canadense, a “imagem” de Ricciardo foi então responsável por mantê-lo por tanto tempo entre os cotados para a Fórmula 1: “Ele derrotou Max Verstappen por meia temporada quando ele tinha 18 anos, apenas começando, foi isso, ele (Daniel) parou de vencer qualquer um depois disso“.
Villeneuve aconselha Ricciardo: “Vá para casa”
Jacques também aconselhou Daniel a abandonar a categoria, além de desmerecer seus feitos anteriores pela categoria máxima do automobilismo mundial. Em meios às críticas de Villeneuve, sobrou até mesmo para Sebastian Vettel.
“Se você não consegue ultrapassar vá para casa, terá outra pessoa para ocupar o seu lugar“; iniciou assim Villeneuve. “Todos vocês (da mídia) falam sobre as temporadas em que ele (Ricciardo) estava vencendo um Vettel que estava queimado e tentando inventar coisas com o carro para vencer“; disparou o canadense.