Proprietário da eddie Jordan na Fórmula 1 de 1991 a 2005, Eddie Jordan entrou em uma discussão que toma conta de fãs da categoria e disse que prefere Lewis Hamilton a Max Verstappen, que tem dominado os grids nas últimas três temporadas.
Verstappen conquistou seu terceiro Campeonato Mundial no Grande Prêmio do Catar, dando mais um passo rumo ao recorde histórico de sete títulos, que atualmente é compartilhado entre o alemão Michael Schumacher e justamente o britânico Lewis Hamilton.
Dada a força demonstrada pelo holandês nos últimos anos, muitos se questionando se Verstappen já pode ser considerado mais imponente que o piloto da Mercedes. Eddie Jordan, porém, em entrevista ao site Formula1.It, rechaçou a possibilidade.
“Talvez eu seja um pouco tendencioso em relação às pessoas mais velhas, mas acho que Verstappen teve uma vida fácil: sua mãe , Sophie Kumpen, era uma excelente piloto, e seu pai, Jos, foi meu piloto muitos anos atrás.”
Jordan então comparou as carreiras de Hamilton e Verstappen
O irlandês comparou as carreiras de Lewis Hamilton e Max Verstappen e voltou a apontar que a vida do holandês foi mais tranquila para chegar a seu atual nível.
“Isso quer dizer que conheço a família de Verstappen e como eles influenciaram o seu crescimento, enquanto para Lewis nunca foi fácil. Sabemos que houve um problema com a cor da sua pele, havia todo tipo de problemas. E seu pai, Anthony Hamilton, trabalhou em três empregos para poder ser piloto, o que sempre foi seu sonho.”
Jordan voltou a dizer que o racismo sofrido por Hamilton poderia ter prejudicado sua jornada, mas fez com que ele se tornasse ainda maior no automobilismo.
“Acho que o caminho dele , a jornada dele, foi mais difícil. Tenho tendência a preferir Lewis Hamilton (em relação a Max Verstappen) porque acho que a adversidade e todas essas coisas entram em jogo na confiança, no desejo de vencer e de ser escolhido pelas pessoas certas. Então eu prefiro Lewis, mas a diferença entre os dois é pequena”, admitiu Jordan sobre ambos.
Em meio a isso, Hamilton renovou com a Mercedes e a partir de 2024 pretende voltar a brigar por títulos, rivalizando com Verstappen, mesmo com a idade avançada.