in

A jornada de Guanyu Zhou até as lágrimas no GP da China de Fórmula 1

Chinês teve de se manter no grid por 3 temporadas para realizar sonho de infância em seu país

Zhou Guanyu, Fórmula 1
Zhou Guanyu após o GP da China de Fórmula 1 (Reprodução/F1)

O Grande Prêmio da China de Fórmula 1 do último domingo (21), não nos reservou grandes surpresas, mas entregou um momento de muita emoção: Guanyu Zhou (ou Zhou Guanyu) correu pela primeira vez em casa pela categoria.

Após a corrida, em que largou em 16º e encerrou na 14ª colocação, o piloto da Stake F1 recebeu uma bela homenagem da organização da prova e do público presente. Foi posto na pista um totem, parecido com os tradicionais voltados aos integrantes do pódio, personalizado para o chinês.

Leia também:
– Sem surpresas! Max Verstappen vence com facilidade o GP da China
– Zhou é ovacionado por torcedores no final do GP da China

Zhou estacionou então seu carro e desceu para cumprimentar a torcida, recebendo uma explosão de aplausos e ovação do público presente. Imediatamente, o piloto foi às lágrimas, gerando um registro que ficará marcado na história da prova em solo asiático.

O momento comove ainda mais ao lembrarmos que o Circuito Internacional de Xangai voltou a receber a Fórmula 1 após cinco temporadas de fora de seu calendário. Isso porque o governo da China vetou a realização da prova a partir de 2020, devido aos cuidados referentes à pandemia por Covid-19.

Guanyu Zhou chegou então à categoria mais popular do automobilismo em 2022, pela então Alfa Romeo (hoje Stake F1). Antes disso, ele acumulou uma excelente passagem pela Fórmula 2, além da função de piloto de testes de F1 na Alpine, em 2021.

Na Fórmula 1, o chinês teve de se provar merecedor de permanecer no grid desde então, visando poder correr próximo de sua torcida, algo inédito para o país, que conta pela primeira vez com um representante entre os pilotos da categoria.

Sonho de infância realizado na Fórmula 1

Outro ponto interessante para os apreciadores das jornadas pessoais dos pilotos é que Guanyu Zhou esteve quando criança entre a plateia do primeiro GP da China de Fórmula 1, em 2004. Este foi um “evento canônico” em sua vida, que o motivou a seguir carreira no automobilismo

Desde então, ele batalhou para que pudesse um dia estar entre os glamurosos pilotos do grid, objetivo que alcançou, tornando-se assim um dos principais nomes do esporte chinês.

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Comentários

Loading…

Toto Wolff, chefe da Mercedes

Toto Wolff é sincero sobre Verstappen na Mercedes: “Se fosse Max, ficaria na Red Bull”

Valentino Rossi

Valentino Rossi celebra segundo lugar nas 6 Horas de Ímola: “Muito feliz”