in

Krack critica Fórmula 1 por punições a pilotos da Aston Martin

Mike Krack, Aston Martin
Mike Krack, chefe de equipe da Aston Martin na Fórmula 1 (Divulgação / X - Aston Martin)

O chefe da Aston Martin, Mike Krack, criticou a administração da Fórmula 1 e disse que “não tem sido muito consistente” depois de ver Fernando Alonso e Lance Stroll serem penalizados no GP da China.

Na corrida sprint de sábado (20), Alonso recebeu uma penalidade de dez segundos por uma colisão com Carlos Sainz, da Ferrari, no final da corrida.

Na corrida de domingo (21), Stroll recebeu penalidade semelhante por bater na traseira de Daniel Ricciardo, da Visa Cash, durante o safety car, o que causou danos ao australiano e também danificou a McLaren de Oscar Piastri.

Depois de julgar a decisão do comissário sobre a penalização para Stroll como “muito dura”, Krack disse, ao Motorsport, que “os comissários têm sido duros com Fernando e Lance recentemente”.

“Tivemos isso na corrida sprint, tivemos em Melbourne (na Austrália), tivemos com Lance. Da última vez foi o carro da frente (de Alonso) que recebeu a penalidade em Melbourne, mesmo sem tocar. Desta vez, foi o carro de trás (de Stroll).

Para Krack, outros pilotos têm escapado da punição da Fórmula 1

Krack lembrou o contato de Stroll na primeira volta no GP do Bahrein, no qual ele foi acertado por Nico Hulkenberg, da Haas, e girou. Ele citou o acidente como um exemplo de outros que escaparam da punição.

“Lance roda no Bahrein na primeira volta e tem que voltar ao pelotão, não há penalidade para quem causou a colisão. Então, novamente, não somos superconsistentes. Esse é o sentimento. É frustrante. Por outro lado, todo mundo é humano. Todo mundo tenta fazer o seu melhor. A melhor receita é ter um carro rápido e sair dirigindo. Max Verstappen não tem tais penalidades”, criticou Krack.

O incidente no Bahrein foi na primeira curva, sendo considerado um típico “incidente de primeira volta” pelos comissários, em relação ao qual os comissários assumiram uma posição mais branda. Krack ainda respondeu se teve a impressão de que Alonso e Stroll estão sendo alvo de tratamento mais severo por causa de suas respectivas reputações.

“Acho que, de modo geral, houve essa discussão sobre padrões de direção e penalidades mais severas no início do ano. Mas então você quer ação em um sprint, certo? E tivemos ação! Achei que foi uma ótima corrida, mesmo que tenhamos tido o pior final. E depois passar horas com os comissários novamente… Você sente que não é justo.”

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

Stefano Domenicali responde críticas de pilotos sobre aumento no calendário da F1

josh berry

Berry admite início difícil na Nascar em 2024, mas ressalta: “Nada de pânico”