Lando Norris terminou o campeonato de pilotos da Fórmula 1 em sexto lugar, mas tem uma espécie de título que pode chamar de seu. O britânico foi eleito mais vezes o Piloto do Dia, na temporada 2023.
De acordo com um levantamento do site Motorsport, o competidor da McLaren venceu cinco vezes o prêmio. O esportista foi considerado o melhor nas provas de São Paulo, México, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Áustria.
A dupla titular da Red Bull Racing (RBR) aparece na vice-liderança. Max Verstappen e Sergio Pérez venceram três vezes cada um.
O atual tricampeão da categoria foi o melhor nos Grandes Prêmios de Bélgica, Miami e Arábia Saudita. Já o mexicano venceu na Hungria, Azerbaijão e Austrália.
Fernando Alonso, Carlos Sainz e Oscar Piastri venceram duas vezes cada um. O piloto da Aston Martin assegurou o prêmio no Bahrein e Holanda.
O ferrarista ganhou na Itália e Singapura. E o competidor da McLaren foi o melhor no Japão e Catar.
Esteban Ocon, Lewis Hamilton, Alex Albon, Charles Leclerc e Yuki Tsunoda completam o ranking. Eles venceram em Mônaco, Espanha, Canada, Las Vegas e Abu Dhabi respectivamente.
Nesse sentido, nove pilotos que disputaram corridas da Fórmula 1 em 2023 e serão titulares em 2024 não foram contemplados.
São eles: Valtteri Bottas, Guanyou Zhou (ambos da Alfa Romeo), Daniel Ricciardo (Alpha Tauri), Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg (ambos da Haas), Logan Sargeant (Williams), Pierre Gasly (Alpine), Lance Stroll (Aston Martin) e George Russell (Mercedes).
Além deles, Nyck de Vries e Liam Lawson também não venceram. De Vries foi dispensado no meio da temporada 2023 da Fórmula 1, e Liam Lawson é piloto reserva da academia Red Bull.
Veja o ranking de Pilotos do Dia da temporada 2023 da Fórmula 1
- Lando Norris – 5 prêmios
- Max Verstappen e Sergio Pérez – 3 prêmios
- Fernando Alonso, Carlos Sainz e Oscar Piastri – 2 prêmios
- Esteban Ocon, Lewis Hamilton, Alexander Albon, Charles Leclerc e Yuki Tsunoda – 1 prêmio