Depois da Red Bull garantir o título do campeonato de construtores, agora é Max Verstappen quem pode confirmar o mundial de pilotos da Fórmula 1. O holandês pode assegurar o tricampeonato no GP do Catar, no próximo domingo (8). Mas embora os campeões já estejam praticamente definidos, o campeonato segue vivo. E Charles Leclerc sabe disso!
A grande corrida agora é pelo segundo lugar, tanto no campeonato de construtores, como no de pilotos. E em ambas disputas, Ferrari e Mercedes prometem duelar ponto a ponto até a última prova da temporada, em Abu Dhabi, no final de novembro. Charles Leclerc, piloto da escuderia italiano, falou sobre a briga com a equipe de Hamilton e George Russell.
Em entrevista à Sky Sports, Leclerc prometeu uma disputa ‘muito acirrada’ com a Mercedes pelo vice-campeonato. O monegasco, inclusive, revelou que a Ferrari aprendeu algumas coisas sobre a rival no GP do Japão.
“A Mercedes é forte, especialmente nas corridas. No Japão, eles nos pressionaram um pouco no final, dividindo os carros. Na classificação, é um pouco mais inconsistente, então vai ser uma luta muito acirrada. Mas tenho a sensação de que aprendemos algumas coisas no último fim de semana que, espero, nos darão a vantagem para o resto da temporada”, disse Leclerc.
Ferrari de Leclerc x Mercedes na temporada:
Na briga pelo vice-campeonato de construtores, a diferença entre Mercedes e Ferrari é de apenas 20 pontos. A equipe de Hamilton e Russell soma 305 pontos em seis pódios conquistados até o momento. A Ferrari, por sua vez, acumula uma vitória e cinco pódios, somando 285 pontos.
Já no campeonato de pilotos, a Mercedes tem Lewis Hamilton na terceira colocação, com 190 pontos. Carlos Sainz, da Ferrari, é o quinto colocado, com 150, enquanto Leclerc ocupa a sexta colocação, com 135. Vale lembrar que o mexicano Sergio Pérez, companheiro de Verstappen na Red Bull, é o tual vice-líder da competição, com 223 pontos.
“Cada vez que você dá um passo à frente, também ajuda o piloto a dar um passo à frente. Isso pode ser uma espécie de efeito bola de neve”, avaliou o chefe de equipe da Ferrari, Frederic Vasseur, sobre a fase da equipe.