O Circuito Gilles Villeneuve sempre será especial para Lewis Hamilton. Afinal, o GP do Canadá marca o palco da primeira vitória do britânico na Fórmula 1. Como ocorre anualmente, o heptacampeão marcará presença na corrida deste domingo (18), em Montreal, a oitava etapa da F1 na temporada 2023.
Foi no GP do Canadá de 2007 em que Lewis Hamilton triunfou pela primeira vez na carreira, na principal categoria de automobilismo mundial. Era apenas a sexta corrida do estreante na Fórmula 1. Então, aquele dia 10 de junho vai ficar marcado eternamente na trajetória de um dos maiores nomes da história da F1.
O então novato da McLaren também faturou, naquele GP do Canadá de 16 anos atrás, a sua primeira pole position. Aliás, a escuderia britânica, na ocasião, estava mudando a sua fotografia, trazendo o atual bicampeão Fernando Alonso da Renault.
Mas o começo do jovem de 22 anos na Fórmula 1 era promissor. Antes do GP do Canadá de 2007, havia figurado no pódio de todas as corridas. Em sua primeira corrida na F1, ficou na terceira colocação na Austrália. Já nas seguintes na Malásia, no Bahrein, na Espanha e em Mônaco, Hamilton chegaria em segundo em todas.
Dessa forma, Lewis Hamilton chegou ao Canadá empatado com seu companheiro Fernando Alonso na liderança, ambos com 38 pontos. Mesmo que o espanhol tenha vencido duas corridas das cinco anteriores, o estreante apresentava regularidade e competitividade.
Primeira vitória de Lewis Hamilton ficou marcada por grave acidente
Então, conseguiria dominar uma prova tumultuada em Montreal, marcada pelas seguidas entradas do safety car. Uma delas ocorreu por conta de um piores acidentes da história da Fórmula 1, na batida do Robert Kubica. Após um choque com Jarno Trulli, a BMW Sauber do polonês voaria até se chocar na barreira de concreto a 190 km/h e capotar. Felizmente, Kubica sofreu apenas uma torção no tornozelo e uma concussão.
Lewis Hamilton cruzaria a linha de chegada vencendo de ponta a ponta, recebendo a primeira de suas 103 bandeiradas na Fórmula 1. Logo após enfrentar problemas na corrida, Fernando Alonso se classificaria apenas em sétimo. O espanhol parecia ressentido com o sucesso do parceiro novato da McLaren, pois alegou que o britânico teve “muita sorte” na prova.
Afinal, Lewis Hamilton assumia a liderança daquela edição do campeonato, com 48 pontos, enquanto Alonso somava 40 na segunda posição. As Ferraris de Felipe Massa e Kimi Raikkonen apareciam na sequência, com 33 e 27 pontos, respectivamente.
Contudo, seria o finlandês a festejar o título no fim da temporada. Por conta do erro do jovem piloto da McLaren em Interlagos, Raikkonen celebraria o titulo de 2007 no GP do Brasil. Lewis Hamilton comemoraria no ano seguinte, também em São Paulo, através de circunstâncias lembradas por todos.