Após dois acidentes fatais recentemente, Lewis Hamilton vê com bons olhos a possibilidade do circuito de Spa-Francorchamps passar por algumas mudanças. Para o inglês, a pista que sedia o GP da Bélgica precisa mudar, principalmente, algumas curvas.
No início do mês, o jovem Dilano van ‘t Hoff morreu após um grave acidente em uma corrida sob a chuva em Spa. O caso aconteceu durante uma etapa da Fórmula Regional Europeia, espécie de base da Fórmula 1. Em agosto de 2019, Antoine Hubert, que corria na F2, faleceu em um acidente semelhante.
+ Lewis Hamilton desabafa sobre futuro na Fórmula 1: “Há dias em que eu não sei se posso continuar”
“Não sei o que dizer. Preciso dar uma olhada nisso. Acho que é definitivamente devastador ver que perdemos dois jovens em um período tão curto de tempo. Mas acredito que a FIA fez um ótimo trabalho com a segurança. Sei que esse é um ponto muito importante para eles. Eles fazem muitas mudanças ano após ano em todos os circuitos”, avaliou Hamilton.
“Tenho certeza de que eles vão analisar muito bem a Eau Rouge e ver se podemos ou não melhorar isso. Concordo que precisamos fazer algumas mudanças porque, claramente, o piloto está passando por uma colina, e você não consegue enxergar, principalmente nas condições climáticas adversas. Isso já aconteceu duas vezes, então, definitivamente, precisamos dar um passo à frente”, completou.
Não foi so Hamilton…
Além de Lewis Hamilton, Max Verstappen e Lance Stroll já havia falado sobre a necessidade de mudanças no circuito de Spa. Ambos os pilotos falaram sobre o perigo da curva Eau Rouge.
“É fácil culpar o circuito mas também devemos analisar como a pista estava molhada e essas coisas. Mesmo se estiver tudo seco e alguém perder o controle do carro, aquela é uma curva cega, você bate no muro e volta para o meio da pista. Se um carro vem em sua direção a mais de 300 km/h, você está frito. São coisas que devemos analisar, o que podemos fazer para proteger os pilotos, porque hoje foi desnecessário”, disse Verstappen.
Stroll foi ainda mais enfático em sua cobrança por mudança na pista. “Aquela curva (Eau Rouge) precisa ser revisada e mudada porque já perdemos dois jovens talentos ali em cinco anos. Vamos correr lá em algumas semanas”, disse.
“Perdemos um membro da família do automobilismo e precisamos seriamente pensar no que fazer porque nunca é divertido passar por ali. Toda vez, a gente coloca nossas vidas em risco. Hoje vimos algo ruim acontecer e isso não está certo. Não foi suficiente (as modificações já feitas), já discutimos isso mas depois passa. Precisam fazer algo, porque vão estar brincando com fogo de novo em algumas semanas. E nem é só com a gente; os meninos da F2, da F3. Todos que passam por ali. Estamos perdendo vidas naquela curva, isso precisa mudar. Pra mim, nem é um debate”, completou.