O anúncio da saída de Adrian Newey da Red Bull após 19 anos segue agitando os bastidores da Fórmula 1. Helmut Marko, consultor automobilístico da equipe de Milton Keynes falou sobre o futuro do projetista multicampeão.
Desde quando começaram os rumores sobre a saída de Newey, o projetista tem sido especulado em equipes como Ferrari e Aston Martin. Recentemente, por exemplo, surgiram especulações de uma possível reunião de Newey com o chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, antes do GP de Miami. Para Marko, entretanto, o futuro de Adrian Newey deve ser longe da equipe italiana.
“De que cor eu vejo Newey no futuro? Acho que o vermelho combina um pouco com o azul escuro. Mas acho que tudo é possível com uma cor fantástica como o verde”, diz Marko, sugerindo a possível ida do projetista para a Aston Martin.
+ Zak Brown rejeita chegada de Adrian Newey à McLaren: “Estamos satisfeitos com o que temos”
Vale lembrar que Newey já afirmou que não trabalhar com Fernando Alonso é um de seus arrependimentos “emocionais”. Contudo, na mesma declaração, o engenheiro britânico citou Lewis Hamilton e a Ferrari.
“[A Ferrari entrou em contato] nos meus dias de Indy, o que provavelmente não conta, depois em 1993 e a mais conhecida, em 2014. Mas a de 1993 foi muito tentadora. Eu fui até lá, Jean Todt havia recém-começado. Lembro dele me perguntando se deveria ter contratado Michael [Schumacher] ou não, se eu achava que era uma boa ideia”, relembrou o projetista em entrevista ao podcast Beyond the Grid.
Questionado se havia um arrependimento emocional em não ter trabalhado com a Ferrari, Newey citou Hamilton e Alonso. “Emocionalmente [sim], acredito, até certo ponto. Sim. Mas também, trabalhar com Fernando e Lewis teria sido fabuloso. Mas isso nunca aconteceu. É das circunstâncias”.
Se ir para a Aston Martin significa a oportunidade de trabalhar ao lado de Alonso, uma possível ida para a Ferrari permitiria a Newey trabalhar com Hamilton.
Leia também:
Lewis Hamilton ‘aprova’ Adrian Newey na Ferrari: “Seria incrível”
Hamilton comemora primeira vitória de Norris: “Estou muito feliz por vê-lo destronar a Red Bull”