A precoce aposentadoria de Nico Rosberg da Fórmula 1 logo após a conquista de seu primeiro e único título da categoria ainda assusta. Consultor da Red Bull, Helmut Marko, citou o caso do alemão para falar sobre Max Verstappen, atual bicampeão da F1.
Verstappen tem contrato com a Red Bull até 2028, mas já declarou que pode deixar a Fórmula 1 antes disso em busca de novos desafios. Em entrevista ao podcast Inside Line, Marko falou sobre o futuro do holandês de 25 anos.
“Estou ciente disso. Ele não vai ficar para sempre [na Fórmula 1]. Espero que ele não faça como o Nico [Rosberg] e só diga isso depois de um ano ruim. Se ele nos avisar antes, pelo menos, poderemos tomar providências. Sei que ele não vai parar de correr completamente. Pense em Le Mans e coisas do gênero. Ele vai se divertir e aproveitar”, disse Marko.
+ Damon Hill fala sobre Max Verstappen na Fórmula 1: “Chega a ser assustador”
“Ele ainda fará esse tipo de corrida, mas você não pode subestimar a pressão que existe hoje em dia na Fórmula 1. São 22 ou 23 corridas, toda semana no simulador, muitas atividades de relações públicas. É um trabalho muito duro, estressante e isso é compreensível. Não sei quando, então só espero que ele cumpra seu contrato”, completou.
Verstappen x Vettel:
Na mesma entrevista, Helmut Marko também avaliou as maiores diferenças entre Verstappen e Sebastian Vettel, tetracampeão da Fórmula 1 pela Red Bull. Juntos, os pilotos são responsáveis por 79 das 100 vitórias da equipe austríaca na categoria.
“Em primeiro lugar, eles têm personalidades diferentes. Ambos estavam completamente focados na corrida. E eles tinham um talento inacreditável. Talvez Max seja mais natural”, analisou Marko.
“Seb, ele vai até os mínimos detalhes. Ser engenheiro com ele não era fácil. Se você queria algo, ele procurava e procurava. E não houve nada que tenha sido, como devo dizer, por acidente. Tudo era claramente planejado e também executado dessa forma. Portanto, a diferença é que talvez Max faça isso com mais facilidade. É mais natural. Ambos são ótimos pilotos, sem dúvida”, completou.