in

Marko diz que Carlos Sainz teve “azar” de ser parceiro de Max Verstappen

Consultor da Red Bull relembrou “ambiente tóxico” quando holandês e espanhol compartilharam assentos na Toro Rosso

Divulgação

O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, acredita que Carlos Sainz foi um “azarado” ao ter sido parceiro de Max Verstappen no início de sua carreira na Fórmula 1. De fato, Sainz e Verstappen embarcaram em sua estreia na primeira divisão junto com a Toro Rosso, equipe secundária da Red Bull atualmente conhecida como AlphaTauri, em 2015.

A dupla foi mantida na temporada seguinte, mas, em meio à escalada das tensões e ao período tumultuado de Daniil Kvyat, Verstappen foi promovido à Red Bull em cinco rodadas. Embora o holandês tenha conquistado 54 Grandes Prêmios e três títulos de pilotos, Sainz permaneceu na equipe Toro Rosso até partir no final de 2017.

Após passagens pela Renault e McLaren, o espanhol chegou à Ferrari em 2021 e conquistou duas vitórias, incluindo a única vitória fora da Red Bull em 2023, em Cingapura. Com Verstappen e Daniel Ricciardo na Red Bull naquela época, Marko admite que a equipe austríaca não teve escolha a não ser liberar Sainz de seu contrato.

“Sainz é, sem dúvida, um grande piloto. Ele estava quase no mesmo nível de Max na Toro Rosso. O ruim para ele é que teve azar de ter Verstappen como companheiro de equipe. O clima entre os dois da equipe era bastante tóxico. Da forma como a equipe estava montada na época, não via como mantê-lo conosco, então Carlos foi para a Renault, para a McLaren e depois foi parar na Ferrari”, disse ele.

Marko também acredita que Sainz sofreu por ser filho de uma figura lendária no mundo do automobilismo, Carlos Sainz Sr, que conquistou recentemente a quarta vitória no Rally Dakar.

“Durante muito tempo Carlos viveu à sombra do pai. Ele estava injustamente sobrecarregado com a imagem de ser o filho mimado de um piloto de corrida, enquanto, pelo contrário, tinha que lutar constantemente para progredir”, opinou.

Além disso, o austríaco revelou que o talento de Sainz se tornou evidente quando ele pilotou o Red Bull RB9 vencedor do título em 2013 e foi mais rápido nas seções de alta velocidade do que o Campeão Mundial Sebastian Vettel.

“Ele foi muito rápido nas categorias menores. Em seu primeiro teste de F1 em Silverstone, logo desde o início, ele foi um pouco mais rápido nas curvas rápidas que Sebastian Vettel, que era nossa referência naquele momento. Sainz estava quase no mesmo nível de Verstappen… quase, mas quando tivemos que escolher entre Max e Carlos, ficou claro o que tínhamos que fazer”, concluiu.

Arthur Santos Eustachio

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Meu nome é Arthur Santos Eustachio. Sou formado em Jornalismo pela Cásper Líbero.

Atuo como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escrevo notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhei na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Meus esportes favoritos são futebol, tênis, basquete e Fórmula 1. Minhas maiores referências são Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic e Max Verstappen.

No mais, curto ler, ouvir música, assistir filmes e, claro, praticar esportes.

Comentários

Loading…

Corrida de Fórmula 2

Fórmula 2 define 20 dos 22 pilotos para a temporada 2024; veja como está o grid

haas magnussen

Haas mostra confiança em desempenho de Magnussen neste ano